Arquidiocese do Rio de Janeiro

35º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 24/09/2018

24 de Setembro de 2018

Cardeal Sistach lança livro sobre associações de fiéis no Rio de Janeiro

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

24 de Setembro de 2018

Cardeal Sistach lança livro sobre associações de fiéis no Rio de Janeiro

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

06/07/2018 20:24 - Atualizado em 06/07/2018 20:24
Por: Raphael Freire

Cardeal Sistach lança livro sobre associações de fiéis no Rio de Janeiro 0

temp_titleLanamento_livro_Cardeal_Sistach_06072018202340

O arcebispo emérito de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, lançou no início da tarde desta sexta-feira, 6 de julho, no Salão do Palácio Arquiepiscopal São Joaquim, a edição em português do livro “As associações de fiéis”, já publicado em seis línguas, que oferece uma apresentação teórica e prática das associações canônicas de fiéis, especialmente no que se refere às associações públicas e às associações privadas na Igreja e na sociedade.

A cerimônia contou com a presença do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, seus bispos auxiliares, vigários episcopais, padres e membros da Comunidade Católica Shalom, que representaram os fiéis das novas comunidades, movimentos e associações. Cardeal Sistach pôde ver o livro editado no Brasil pela primeira vez, antes de seguir para o lançamento da obra no XXXIII Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas, em Joinville (SC). Muito feliz, o arcebispo emérito de Barcelona recordou que a iniciativa e o desejo de traduzir o livro para o português partiu de Dom Orani e seus bispos auxiliares durante o II Congresso Internacional Laudato Si e Grandes Cidades, realizado na Arquidiocese do Rio em julho de 2017.

“É com muita satisfação e alegria que lanço essa publicação aqui no Brasil. O livro está muito bem editado em português e creio que prestará um bom serviço, pois o Brasil é um país cristão católico com muitos movimentos e comunidades. Penso, inclusive, que por isso, também houve esse grande interesse do Cardeal Tempesta em traduzi-lo. Essa iniciativa, por fim, aconteceu, e eu estou muito contente e agradecido”, afirmou.

Dirigido a juristas, canonistas, advogados, professores e alunos de direito, a obra “As associações de fiéis” foi pensada também para fundadores e responsáveis de confrarias, irmandades, movimentos e novas comunidades, oferecendo-lhes a ajuda necessária na constituição das associações, na elaboração dos seus estatutos, na direção e no governo das mesmas. Para isso, além dos conteúdos teóricos, o livro oferece modelos de estatutos, petições e decretos, trazendo, ainda, as indicações dos cânones do Código dos Cânones das Igrejas Orientais.

“Ao conhecerem o livro os leitores compreenderão que na Igreja há grupos, associações, movimentos e novas comunidades, de muitos tipos e com muitas finalidades, porque as pessoas são sociáveis por natureza. Necessitamos estar unidos, pois a união faz a força. E pelo batismo também temos uma missão: fazer parte da Igreja, do povo de Deus e de uma comunidade. Na Igreja sempre existiu, existi e existirão associações porque elas prestam um serviço extremamente necessário. Há coisas que os indivíduos sozinhos não podem realizar, mas unidos em associações podem conseguir feitos enriquecedores”, ressaltou Cardeal Sistach.

Durante o lançamento, Dom Orani destacou a criação do Vicariato para as Irmandades e Associações, que tem como vigário episcopal Padre Valtemário Silva Frazão Junior. O arcebispo do Rio afirmou ainda que a publicação lançada pelo Cardeal Sistach é um subsídio importantíssimo neste momento em que a arquidiocese cria este novo vicariato e já desenvolve um trabalho com o Vicariato para os Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades.

“Quando o Cardeal Sistach esteve aqui no Rio falou com muito carinho desta obra. Ele tem uma predileção especial por essa publicação já que é também sua tese de doutorado. Fizemos questão dessa tradução, nos empenhamos um pouco, e a edição brasileira saiu adaptada, inclusive, com adequação para o Brasil, apresentando a questão civil das associações em nosso país. Ao criarmos o Vicariato para as Irmandades e Associações, além de recordarmos o Vicariato para as Novas Comunidades, percebemos que o livro é um subsídio muito importante e que tivemos essa oportunidade do Cardeal Sistach lançá-lo aqui no Rio de Janeiro onde nasceu a ideia dessa tradução, além de apresentá-lo também no Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas. Para nós esse momento é um grande presente, um grande dom e uma grande graça”, concluiu Cardeal Tempesta.

Foto: Gustavo de Oliveira


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.