Arquidiocese do Rio de Janeiro

26º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 20/10/2018

20 de Outubro de 2018

Famílias de todo mundo se preparam para o Encontro com o papa Francisco na Irlanda

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

20 de Outubro de 2018

Famílias de todo mundo se preparam para o Encontro com o papa Francisco na Irlanda

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

18/06/2018 09:34 - Atualizado em 18/06/2018 09:34
Por: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Famílias de todo mundo se preparam para o Encontro com o papa Francisco na Irlanda 0

Daqui há pouco mais de dois meses Dublin, na Irlanda, vai sediar o 9º Encontro Mundial das Famílias. O evento que acontece de 22 a 26 de agosto terá como tema “O Evangelho da família, alegria para o mundo”.

“A família é para o papa Francisco e é para todos nós um dom, um motivo de grande alegria e é também uma boa, destaca o bispo da Diocese de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa de Sousa.

O Encontro Mundial das Famílias foi idealizado pelo papa São João Paulo II em 1992 e acontece a cada três anos. O objetivo é “celebrar o dom divino da família” e aprofundar a “compreensão da família cristã como Igreja doméstica e unidade básica de evangelização”.

Estão sendo esperados em torno de 15 a 20 mil participantes do mundo inteiro porque esse encontro tem uma grande repercussão na Igreja e nas famílias do mundo inteiro pois é um tema amplo que será trabalhado em diversas palestras, seminários e oficinas de trabalho em diversos idiomas.

Para dom João Bosco este encontro deverá trazer reflexões que haverão de ser trabalhadas depois nas diversas Conferências Episcopais, nos diversos regionais, nas dioceses e paróquias e comunidades de forma muito rica.

O papa Francisco em carta enviada ao cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida diz: “Na verdade, desejo que as famílias tenham um modo de aprofundar a sua reflexão e a partilha do conteúdo da Exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia”.

No Brasil, a Igreja já vem se preparando desde que o tema do encontro e algumas indicações do que seria importante refletir foi divulgado pelo Vaticano. A temática foi assunto da Semana Nacional da Família, das publicações como a Hora da Família e também da revista Vida e Família da CNBB. Além disso, também foi debatido nos encontros dos regionais da Pastoral Familiar no Brasil.

”A gente sabe que o tema é muito amplo, a família sempre volta nos discursos do papa Francisco de modo que isso enriquece profundamente a preparação de todos para este evento”, ressalta dom Bosco.

Do Brasil, além das famílias que se inscreveram, estarão presentes o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa de Sousa, o assessor nacional da comissão, padre Jorge Alves Filho e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz Zilfredo Stolf e Carmen Rodrigues Stolf.

Os fiéis que participarem do encontro receberão do papa Francisco o dom da indulgência. O decreto divulgado pela Penitenciaria Apostólica explica que que a indulgência plenária será concedida “às condições usuais (confissão sacramental, comunhão eucarística e orações de acordo com as intenções do Santo Padre) aos fiéis que, com a alma desapegada de qualquer pecado, participarão devotadamente de alguma função ‘durante o Encontro’”, na presença do Papa.

Segundo o documento, os fiéis que não puderem participar do evento também poderão obter a indulgência nas condições citadas se, “espiritualmente unidos aos fiéis presentes em Dublin, recitarem o Pai Nosso, o Credo e outras orações devocionais para invocar da Divina Misericórdia os propósitos indicados acima, especialmente quando as palavras do Pontífice forem transmitidas na televisão e no rádio”.

O Encontro Mundial das Famílias de 2018 terá exposições, eventos culturais e concertos por toda a cidade, além de ações solidárias. No dia 26 de agosto, haverá uma Missa Solene presidida pelo papa Francisco o Phoenix Park.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.