Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 17º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 25/05/2018

25 de Maio de 2018

São Martinho recebe viúva de Jim Capaldi e Cônsul Britânico

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

25 de Maio de 2018

São Martinho recebe viúva de Jim Capaldi e Cônsul Britânico

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

09/05/2018 10:23 - Atualizado em 09/05/2018 10:23
Por: Nicole Lacerda (Associação Beneficente São Martinho)

São Martinho recebe viúva de Jim Capaldi e Cônsul Britânico 0

temp_titleSo_Martinho_10072017174930

Nesta quinta-feira, 10 de maio, a Associação Beneficente São Martinho receberá a viúva do músico britânico Jim Capaldi. Ana Capaldi visitará a unidade socioeducativa de Vicente de Carvalho junto com o Cônsul Geral Britânico no Rio de Janeiro, Sr. Simon Wood. Durante o encontro, que começará às 9h, haverá apresentação dos jovens que participam das oficinas do Centro de Música Jim Capaldi.

O projeto de musicalização conta com atividades de canto, cavaquinho, percussão, violão e prática de conjunto, para crianças e jovens de sete a 17 anos. Os alunos são moradores do Conjunto Residencial do Ipase, Morro do Juramento, Jardim do Saco, Morro do Trem, Jardim do Carmo e Morro da Fé.

As atividades do Centro de Música Jim Capaldi começaram em 2009, com o apoio de Ana Capaldi. A brasileira sempre ajudou a São Martinho e o músico já visitou as instalações junto com a esposa. Antes de morrer, o compositor e baterista da banda de rock inglesa Traffic pediu para Ana continuar ajudando a Instituição.

As oficinas fazem parte do quadro de atividades desenvolvidas pelo Educagente, um dos eixos da Associação Beneficente São Martinho. No último ano, foram contabilizadas 203 participantes nas atividades de musicalização, sendo 129 do sexo masculino e 74 do sexo feminino.

Os educadores percebem que o ensino coletivo da música permite desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, interagir socialmente e atuar em colaboração. Essas habilidades são evidenciadas na oficina prática de conjunto que prioriza a harmonia musical.

A violência urbana impacta diretamente no cotidiano de vida dos jovens que frequentam as aulas e a formação musical exerce um papel muito importante. A participação desses adolescentes no projeto também funciona como uma forma de afastá-los das drogas e da violência.

O espaço da unidade socioeducativa de Vicente de Carvalho é um local em que o beneficiário pode exercer a cidadania, ter contato com outros colegas, com vistas à aprendizagem de relações mais solidárias, somado ao suporte oferecido através das diversas oficinas que contribuem para um maior rendimento escolar.

A unidade socioeducativa de Vicente de Carvalho fica na Rua Soldado Bernardino da Silva, 144.

Sobre a São Martinho

Com mais de três décadas de existência, a Associação Beneficente São Martinho é referência na transformação de vidas. É uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, entre seis e 24 anos de idade, em situação de rua ou residentes em comunidades e ocupações urbanas. A Instituição atende uma média de 2.000 jovens, no Rio de Janeiro.

Nas unidades socioeducativas, localizadas nos bairros da Lapa e Vicente de Carvalho, os beneficiários têm acesso a atividades educativas, culturais, esportivas e de profissionalização no contraturno escolar. Além de acompanhamento realizado por equipe de pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e advogados.

Para mais informações, visite http://www.saomartinho.org.br/.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.