Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 23/07/2018

23 de Julho de 2018

Corpus Christi 2018: “Com a força deste alimento, caminhemos” (1 Reis 19,8)

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

23 de Julho de 2018

Corpus Christi 2018: “Com a força deste alimento, caminhemos” (1 Reis 19,8)

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

08/05/2018 15:26 - Atualizado em 08/05/2018 15:44
Por: Raphael Freire / Nathalia Cardoso

Corpus Christi 2018: “Com a força deste alimento, caminhemos” (1 Reis 19,8) 0

Procissão Corpus Christi

A Solenidade de Corpus Christi será comemorada no dia 31 de maio. A celebração, que ocorre sempre numa quinta-feira para lembrar o dia em que Jesus instituiu a Eucaristia, terá como lema: “Com a força deste alimento, caminhemos” (1 Reis 19,8). Na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, a data é precedida há 92 anos pela Semana Eucarística, que acontece no Santuário da Adoração Perpétua, a Igreja de Sant’Ana, no Centro.

A primeira missa do dia será realizada na Igreja de Sant’Ana pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, às 10h, encerrando a Semana Eucarística. A solenidade tem continuação à tarde com concentração na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no Centro, às 15h, onde serão realizadas as Vésperas, às 15h30, seguidas de procissão até a Catedral Metropolitana de São Sebastião, na Avenida Chile. Na Catedral, Dom Orani fará a bênção do Santíssimo e presidirá a Santa Missa.

Desde 2014 o tapete confeccionado para a passagem da procissão é estendido do altar da matriz até o lado de fora, e o desejo da Coordenação de Pastoral é que ele siga pela Avenida Chile, ganhando, também, outras ruas do Centro da cidade.

Gesto concreto

Pastas de dente, sabonetes, escovas de dente e o folheto “A Missa”. Com uma pequena contribuição, é possível devolver o sorriso de um encarcerado. A campanha “Doe um Sorriso” acontece até o dia de Corpus Christi, 31 de maio, e as doações podem ser entregues em todas as paróquias do Rio, na Catedral Metropolitana de São Sebastião ou nas sedes dos vicariatos, e serão encaminhadas pela Arquidiocese do Rio aos presídios da cidade.

O bispo referencial para a Caridade Social, Dom Joel Portella Amado, contou que a campanha foi motivada em partes pelo tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que chamava à construção de uma “cultura da paz” e à superação da violência. O Vicariato para a Caridade Social realiza ações sociais com os encarcerados há mais de 40 anos. Mas dessa vez, o destaque é para a doação de produtos de higiene básica e da Palavra de Deus àqueles que se encontram encarcerados.

“O que queremos provar é que todo mundo pode participar dessa campanha doando um mínimo, e que não existem só aqueles que dizem que ‘bandido bom é bandido morto’. Todo mundo pode colaborar com o sorriso de um preso, com a alegria que sentem ao serem reconhecidos e valorizados”, apontou Dom Joel.

Ele afirmou que a higiene é condição de humanidade. “Até um animal sujo fica inquieto, quanto mais o ser humano. E esse é o mais simples e mais básico que podemos dar, considerando-se a pessoa do preso, que ao fazer a higiene recupera parte de sua identidade”, apontou.

O fato de os preços desses produtos serem baixos permite que todos participem. É possível doar um kit com todos ou mesmo os produtos isoladamente.

“O que existe nesses objetos que doamos é a prova de que sem gasto ou com um gasto baixíssimo podemos ajudar. Em um mundo que muitas pessoas pensam que só se podem dar surras e morte, começaremos com algo pequeno, mostrando que no pequeno podemos conseguir muita coisa. E se a pessoa não puder doar o kit inteiro, a prioridade é a pasta de dente”, incentivou Dom Joel.

Tapetes

Para participar da confecção dos tapetes é necessário ler o Edital 2018 na íntegra, e seguir as orientações gerais do documento elaborado pela Coordenação de Pastoral. O coordenador do projeto, padre Ramon Nascimento da Silva, explicou que é importante as pessoas chegarem às 5h no dia 31 para, depois de uma oração, iniciar a confecção, que costuma demorar. Além disso, explicou que as pessoas podem escolher os desenhos que querem fazer, dentro da temática religiosa, em especial, focando no Ano do Laicato. Mais informações pelo telefone (21) 2292-3132 ramal 510 ou através do e-mail corpuschristiarqrio@gmail.com.

 

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, 31 de maio - Corpus Christi

10h - Missa solene presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, no Santuário da Adoração Perpétua, a Igreja de Sant’Ana, no Centro

15h30 - Vésperas na Igreja da Candelária - Oficiante Cardeal Orani João Tempesta

16h - Procissão, seguida de missa na Catedral*

*Itinerário da Procissão: Praça Pio X, Avenida Rio Branco, Avenida Nilo Peçanha, Avenida Graça Aranha, Avenida Almirante Barroso e Avenida República do Chile. 

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.