Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/11/2018

18 de Novembro de 2018

Auxílio psicológico aos futuros sacerdotes

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Novembro de 2018

Auxílio psicológico aos futuros sacerdotes

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

23/03/2018 15:42 - Atualizado em 23/03/2018 15:42
Por: João Dias / Adielson Agrelos

Auxílio psicológico aos futuros sacerdotes 0

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) realizou entre os dias 9 a 11 de março, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio Comprido, o Encontro Nacional Especial de Formadores. O evento reuniu 102 participantes, entre padres, formadores e profissionais ligados à área da psicologia de todo o Brasil. Tendo como tema: “O auxílio psicológico no processo formativo dos futuros sacerdotes”, o encontro foi assessorado pelo padre José Carlos dos Santos, do clero da Arquidiocese de Mariana (MG).

Entre os temas abordados, estava o processo formativo, na perspectiva da dimensão humano-afetiva, com ênfase no trabalho psicológico. 

A primeira conferência abordou o documento da Congregação para a Educação Católica: “Orientações para utilização das competências psicológicas na admissão e na formação dos candidatos ao sacerdócio”.

Com base na dimensão espiritual, os formadores vêm trocando experiências e recebendo uma formação para a continuidade dos trabalhos na realidade dos seminários.
Participaram do encontro, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta; o bispo auxiliar e referencial da OSIB no Regional Leste 1, Dom Joel Portella Amado; o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e referencial da OSIB nacional, Dom José Roberto Fortes Palau;  o presidente da OSIB nacional e reitor do Seminário de Belo Horizonte, padre Nivaldo dos Santos, e o secretário da OSIB e reitor do Seminário São José, de Niterói, padre Douglas Fontes.

O encontro da OSIB trabalha as dimensões das diretrizes da formação para os padres no Brasil, que são elas: intelectual, espiritual, humano-afetivo e pastoral.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.