Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 26º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/12/2018

16 de Dezembro de 2018

Curso Arquidiocesano para Catequistas de Perseverança 2018

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Dezembro de 2018

Curso Arquidiocesano para Catequistas de Perseverança 2018

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

02/03/2018 14:16 - Atualizado em 02/03/2018 14:16
Por: Louis Barbaras

Curso Arquidiocesano para Catequistas de Perseverança 2018 0

O 23º Curso Arquidiocesano para Catequistas de Perseverança acontecerá no dia 10 de março, das 8h às 12h, na Paróquia São José, em Magalhães Bastos. Esse ano, o curso terá como tema: “Receita de Perseverança”.

O curso é destinado a novos catequistas que vêm trabalhar com o segmento da Iniciação Cristã. Segundo Tatiana de Melo, que coordena o Curso de Perseverança, a formação se propõe a buscar métodos diferentes que podem ser utilizados por catequistas de perseverança, além de responder às dúvidas de catequistas recém-chegados.

“Aproveitando essa demanda, nós montamos a estrutura toda do curso como se fosse uma receita. Nós sabemos que não existe uma receita única, uma receita própria, mas queremos criar essa consciência de que nós podemos pensar juntos quais são os ingredientes que compõem a catequese de perseverança. Quem é o catequista, quem é o catequizando, quais são os vários ambientes onde ele está, e podemos pensar juntos qual é o modo de fazer” afirmou.

Lançamento do livro

O curso também contará com o lançamento oficial do livro “Perseverando: Subsídio para Catequese da Perseverança”. Segundo Irmã Lúcia Imaculada, que coordena a Iniciação Cristã na arquidiocese, o livro trata de temas fundamentais para o curso, tais como: o que é a catequese de perseverança, as várias metodologias que podem ser trabalhadas na catequese, a importância do catequista e do catequizando e a necessidade de eles estarem inseridos na comunidade.

“A comunidade tem o dever de acolher esse catequizando e inseri-lo nas várias atividades que a paróquia oferece. Uma delas é a catequese de perseverança” destacou.

Ela afirma que esse livro é o primeiro de muitos que estão por vir. “Esse é o primeiro livreto; o próximo, “Perseverando na Palavra”, é sobre a Palavra de Deus. Depois sairá outro material que é “Perseverando na fé”, com toda a parte do laicismo na Igreja Católica. O outro é “Perseverando na oração”, tanto na parte da espiritualidade e do sacramento, para que o catequista possa trabalhar essa temática durante o ano. Depois, “Perseverar no testemunho”, e o último, “Perseverar na missão”, com a questão da vocação, da missão e do cristianismo na vida” explicou.

Acolhimento e inscrição

O curso vai começar em comunhão com o evento “24 horas para o Senhor”. Haverá um momento de oração e de adoração, tanto no início como no final. Segundo a coordenadora do curso, a Paróquia São José está se preparando para acolher todos os participantes.

“Nós pedimos para que, se possível, os catequistas, não só de perseverança, mas quem quiser ir para conhecer o trabalho que fazemos, leve, como gesto concreto dessa Quaresma, um quilo de alimento não perecível.”

As inscrições são abertas e gratuitas, e as paróquias que desejam participar devem entrar em contato com a coordenação da Iniciação Cristã da Arquidiocese do Rio. Há um link de inscrições no portal da ArqRio. Além disso, as inscrições podem ser feitas por telefone: (21) 2292-3132 - ramal 442, desde que seja dito o nome da paróquia, do vicariato e da forania, e o número de pessoas que irão participar.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.