Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 15º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 20/07/2018

20 de Julho de 2018

Prêmio São Sebastião homenageia personalidades do ano

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

20 de Julho de 2018

Prêmio São Sebastião homenageia personalidades do ano

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

05/02/2018 11:30 - Atualizado em 05/02/2018 11:30
Por: Da redação

Prêmio São Sebastião homenageia personalidades do ano 0

A 24ª edição do Prêmio São Sebastião de Cultura, promovida pela Associação Cultural da Arquidiocese do Rio, homenageou pessoas e instituições que se destacaram ao longo do ano de 2017, em 13 categorias – das artes à comunicação. A cerimônia aconteceu no Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido, no dia 19 de janeiro.

De acordo com o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, o prêmio é uma oportunidade para valorizar a cultura dentro das festividades do padroeiro do Rio. “É um prêmio que valoriza o que há de bom na cultura do nosso país e, principalmente, no Rio de Janeiro. Também é uma outra maneira de comemorar a festa de São Sebastião. No aspecto da fé, celebramos popularmente de paróquia em paróquia e, com o prêmio, celebramos a dimensão cultural e intelectual”, afirmou.

O presidente da Associação Cultural da Arquidiocese do Rio e diretor da Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, destacou a homenagem como meio de evangelização. “O prêmio faz com que a cultura possa servir de uma excepcional ferramenta de evangelização, como já dizia o Papa São João Paulo II. Nomes fantásticos da nossa cultura foram homenageados, e o prêmio é, realmente, a consagração da vontade do nosso padroeiro de amar a Deus sobre todas as coisas e seguir a Cristo, fazendo com que as pessoas se reconciliem e se ajudem. Ninguém faz nada sozinho”, argumentou.

Homenagens

Uma das homenageadas foi a apresentadora Ana Maria Braga, que venceu na categoria “Comunicação Pessoa Física”. Emocionada, ela frisou a importância do prêmio na atual conjuntura do país. “Esse prêmio é um símbolo muito importante para a cidade do Rio de Janeiro. Fiquei muito emocionada por, depois de todo esse tempo, ser considerada carioca. Fiquei muito honrada por tudo o que isso representa: pelas coisas em que eu acredito e pelo trabalho que eu faço, colocando esperança no coração das pessoas. Acho que estamos num momento especial no Brasil e, cada dia mais, temos de olhar não só para a esperança, mas também para a crença de que o ser humano pode ser melhor”, relatou.

O Centro Cultural Social Pastoral Cardeal Orani Tempesta, em Irajá, inaugurado no dia 26 de janeiro, recebeu o prêmio na categoria “Ação Cultural”. O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, e idealizador da instituição, padre Renato Martins Gonçalves, afirmou que esse é o reconhecimento da atuação da comunidade paroquial. “É um reconhecimento do trabalho, do empenho de uma comunidade, que sonhou, durante tantos anos, com a construção de um espaço. Através do impulso e do incentivo do Cardeal Orani, foi criado algo muito maior do que a comunidade esperava, inaugurado nos 404 anos da Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá”, disse.

O fundador da Comunidade Olhar Misericordioso, padre Alexandre Paciolli, foi homenageado na categoria “Divulgação da Fé”, que frisou: “Para mim, ganhar esse prêmio é imediatamente pensar que é Cristo quem faz tudo. Sou um mero instrumento. Eu, sinceramente, me sinto um instrumento muito pequeno nas mãos de Deus; e quando a gente se deixa levar pela força do Espírito Santo, Ele nos leva por caminhos que nem imaginamos, pela fé. Ai de mim se eu não evangelizar. Sei que temos de ter zelo pela salvação das almas; cada pessoa é uma alma que eu tenho de buscar para levar para o céu, começando pela minha própria. Este prêmio só me ajuda a dizer: eu não sou digno de desatar as correias das sandálias de Cristo! Senhor, aqui estou, faz-me instrumento de vossa paz”, exclamou.

Já o programa “Vox Populi”, da Rádio Catedral FM, venceu na categoria “Comunicação Pessoa Jurídica”. Representado pelo idealizador e apresentador Sérgio Pereira da Silva, ele evidenciou a gratidão pela premiação. “Parece que foi ontem que iniciamos o programa, há 25 anos. O tempo passou muito rápido. Antes, eu era mais jovem, hoje, já sou um senhor, porém, com a mesma disposição e a mesma garra. A Rádio Catedral FM continua sendo vibrante, um espaço democrático, no qual há debates com ideias controversas, mas com profundo respeito entre todas as pessoas que ali vão. Eu me sinto extremamente honrado por ter recebido esse prêmio”, sublinhou.

A categoria “In memoriam” homenageou a socialite Carmen Mayrink Veiga, que morreu em dezembro de 2017, e foi representada pela filha, Antônia Frering. “É uma grande alegria, uma grande honra; um pouco difícil ainda, porque faz pouco tempo da partida dela, mas acho que minha mãe estaria muito feliz com esse prêmio. De onde quer que ela esteja, está vendo e está adorando”, disse Antônia.

Também foram premiados o velejador Lars Grael; o professor Evanildo Bechara; o diretor, autor e ator Gustavo Gasparani e o padre Marcelo Paiva, respectivamente, nas categorias “Esporte”, “Guilherme Arinos”, “Artes Cênicas” e “Promoção Social”, conferido pela Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro a personalidades que contribuíram de forma expressiva para a cultura, respeitados os critérios da Igreja e da fé cristã.

Além disso, o Canal Futura recebeu o prêmio “Audiovisual”, e o projeto Música no Museu, o prêmio “Música”. Já o sítio Burle Marx garantiu o prêmio “Artes Plásticas”, e o Cordão do Bola Preta ganhou na categoria “Prêmio Especial”. 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.