Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 23/11/2017

23 de Novembro de 2017

Seminário de Comunicação: jovens de regiões carentes do Rio realizam concerto musical aos pés do Cristo Redentor

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

23 de Novembro de 2017

Seminário de Comunicação: jovens de regiões carentes do Rio realizam concerto musical aos pés do Cristo Redentor

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

10/11/2017 00:00 - Atualizado em 14/11/2017 18:39
Por: Gracielle Reis, com informações da ASMB

Seminário de Comunicação: jovens de regiões carentes do Rio realizam concerto musical aos pés do Cristo Redentor 0

Durante a programação do 4° Seminário de Comunicação Social, promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 10 de novembro, um concerto musical, aos pés do monumento do Cristo Redentor, alegrou uma das noites dos participantes.

A apresentação foi realizada por jovens da Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que visa à inclusão social e à formação da cidadania por meio da música clássica. O grupo, composto por cerca de 50 pessoas de regiões carentes da capital fluminense, foi representado pela violoncelista e produtora cultural, Fiorella Solares, e a regência ficou por conta do maestro Mateus Araújo.

Entre as obras apresentadas estavam clássicos da música erudita e também da música popular brasileira, como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e Carinhoso, de Pixinguinha. E para homenagear o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, os adolescentes tocaram “Como é grande meu amor por você”, do cantor Roberto Carlos.

Para a jornalista da Arquidiocese de Teresina (PI), Liana Nunes, esse momento cultural do evento reforçou a relação entre a arte e comunicação, pois a finalidade de ambas é atingir o coração do homem, conforme destacado nas diversas conferências do Seminário de Comunicação.

“Os jovens instrumentistas comunicaram isso muito bem. Através daquelas canções, conseguiram mexer com nossas emoções e sentimentos. Começaram de forma suave, depois colocaram as misturas brasileiras e, no final, fecharam com chave de ouro na homenagem ao cardeal”, declarou ao enfatizar o carinho de todos com seu pastor.

A ASMB, fundada em 1994, coordena e administra atualmente nove núcleos onde estudam música crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Entre estes núcleos, quatro estão na cidade do Rio de Janeiro (nos morros de Chapéu Mangueira, Alemão, Macacos e Cidade de Deus); dois na cidade de Petrópolis (RJ), além dos grupos de Piraí, também no estado do Rio, João Pessoa (PB) e Ji-paraná (RO).

Na vertente cultural, a ASMB promove há mais de quinze anos, a formação de orquestras jovens de música clássica em todo o território nacional, como a Orquestra Jovem do Brasil e a orquestra Mercosul. O projeto foi concebido pelo falecido maestro, David Machado. Com o seu falecimento, a ASMB passou a ser dirigida por sua viúva, Fiorella Solares.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.