Arquidiocese do Rio de Janeiro

32º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 14/12/2017

14 de Dezembro de 2017

Campanha da Fraternidade será tema do DNJ 2017

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

14 de Dezembro de 2017

Campanha da Fraternidade será tema do DNJ 2017

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

09/10/2017 11:23 - Atualizado em 09/10/2017 11:24
Por: Priscila Xavier e Symone Matias

Campanha da Fraternidade será tema do DNJ 2017 0

O Dia Nacional da Juventude (DNJ), promovido pelo Setor Juventude da Arquidiocese do Rio, estará em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2017. Tendo em vista o apelo do Papa Francisco sobre o cuidado com a Casa Comum, a 32ª edição do evento terá como tema “Em defesa dos povos e da Mãe Terra” e como lema “Os humildes herdarão a terra” (Sl 37,11).

O encontro será realizado na Casa de Formação São Francisco de Sales, no Riachuelo, no dia 22 de outubro, das 8h às 17h. O evento contará com a presença do bispo auxiliar e animador da juventude, Dom Paulo Alves Romão, que presidirá missa. Além disso, haverá oficinas, formação, momentos de oração e muita animação.

O assessor eclesiástico da Pastoral da Juventude, padre Jorge Carreira, explicou os principais objetivos do encontro. “Essa é a data mais importante do ano para nós, jovens católicos. É a reunião da juventude que ama e adora a Jesus, buscando sempre fazer a diferença na sociedade. Queremos promover uma juventude em fraternidade e em defesa da vida, além de formá-los com responsabilidade diante do atual cenário do mundo. Será um grande encontro”, afirmou.

Para Caroline Gomes Afonso – paroquiana da Igreja Jesus Sacramentado, na Penha, e membro do Setor Juventude – esta será uma ocasião para os jovens, juntos, encerrarem o ano de 2017. “Esse é um momento ápice e de unidade. Depois de um ano repleto de trabalhos e atividades, o DNJ é o nosso último encontro arquidiocesano. Vamos celebrar e selar este ano”, comentou.

Sínodo para a Juventude 2018

Com o intuito de escutar a voz da juventude e compreender seus anseios, a Igreja realizará, em outubro do próximo ano, a 15ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Antes do encontro, é publicado o documento preparatório, a partir do qual tem início a fase de consulta do povo de Deus. Nele, também há um questionário online que pode ser respondido por jovens entre 16 e 29 anos, de todas as religiões, ou mesmo aqueles que não têm nenhuma crença.

Segundo padre Jorge Carreira, a expectativa é que o sínodo possa direcionar e abordar a atual realidade da juventude. “Nossas paróquias e vicariatos enviaram as perguntas e tudo foi muito positivo. Os jovens estiveram muito interessados em saber como a Igreja pode responder aos seus anseios por uma maior participação na vida eclesial. Eles querem participar da vida em sociedade e sentem-se animados a isso. Temos grandes expectativas de que esse sínodo possa trazer um direcionamento atual, que fale da realidade concreta e responda aos anseios dos jovens do dia de hoje, que são bem diferentes dos de outrora”, finalizou.

As respostas desse questionário serão a base para a redação do documento, o qual será o ponto de referência para o debate dos padres sinodais. Segundo o documento preparatório, a relação dos jovens com as novas tecnologias e a grande conectividade que caracteriza a sociedade onde crescem e se formam como pessoas será um dos principais eixos dos debates.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.