Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 14/12/2017

14 de Dezembro de 2017

Sinodalidade, 'o caminhar juntos' da Igreja no Brasil

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

14 de Dezembro de 2017

Sinodalidade, 'o caminhar juntos' da Igreja no Brasil

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

19/09/2017 10:10 - Atualizado em 19/09/2017 10:10
Por: Rádio Vaticano

Sinodalidade, 'o caminhar juntos' da Igreja no Brasil 0

temp_titleRV28194_Articolo_19092017101006Os participantes do 4º Congresso Missionário Nacional aprovaram no final do evento, na manhã de domingo, dia 10 de setembro, uma mensagem enviada às Comunidades Eclesiais do Brasil. Na mensagem, os congressistas reafirmam o compromisso com uma Igreja sinodal, de comunhão e em saída, que leva a alegria do Evangelho a todos os povos.

“Impulsionados pela Santíssima Trindade, viveremos esta nossa vocação na sinodalidade e na comunhão, comprometidos com a Igreja em saída que promove o encontro e anuncia a alegria do Evangelho a todos”, diz um dos trechos da mensagem.

Organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Missionária da CNBB e a arquidiocese de Olinda e Recife, o Congresso teve início na quinta-feira, 7 de setembro, em Recife (PE), e reuniu 700 pessoas de todo o Brasil.

Padre Maurício da Silva Jardim, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), afirma que um dos principais temas levantados no evento foi precisamente a vocação da sinodalidade, o ‘caminhar juntos’ que melhor representa a Igreja no Brasil. Ouça:

"A temática “A Alegria do Evangelho” estava muito presente no rosto das pessoas, no entusiasmo, na alegria do encontro. Eram 700 pessoas de todos os regionais do Brasil. A temática despertou muito interesse, vimos que o Papa Francisco esteve muito presente em todas as falas, o magistério do Papa tem influenciado bastante a Igreja no Brasil, a Igreja em saída. E isso as pessoas querem, queriam ver isso e experimentar um pouco esta Alegria do Evangelho com outros missionários e missionárias de todo o país”.

“As pessoas vieram, experimentaram no conteúdo, na forma como eles foram trabalhados nas conferências e depois nas oficinas, criou um clima de muita comunhão, de muita alegria”.

“Uma das temáticas que gostaria de destacar é a sinodalidade, um tema pouco falado. O Presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha, desenvolveu este tema de uma forma muito próxima, muito fácil, para as pessoas entenderem que sinodalidade é ‘caminhar juntos’. E isto não é só uma característica da Igreja, mas é parte de sua identidade. Tudo isso teve uma repercussão positiva”. 

Confira a mensagem na íntegra. 



Foto: RV

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.