Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 26º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/12/2018

16 de Dezembro de 2018

Universidades Pontifícias criam curso em Ecologia Integral

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Dezembro de 2018

Universidades Pontifícias criam curso em Ecologia Integral

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

31/08/2017 14:22 - Atualizado em 31/08/2017 14:27
Por: Rádio Vaticano

Universidades Pontifícias criam curso em Ecologia Integral 0

temp_titleAFP6921006_Articolo_31082017142159

Na expectativa pela divulgação da mensagem conjunta do Papa Francisco e do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação - celebrado em 1º de setembro - as Universidades Pontifícias romanas procuram dar uma resposta aos pedidos do Papa Francisco na Laudato Si,  em particular no que tange ao “desafio educativo”.

De fato, após um processo de análises e avaliações, as Universidades Pontifícias romanas decidiram dar início a um itinerário formativo quinquenal, dividido em diplomas anuais.

Pela primeira vez, um projeto conjunto reúne todas as sete Pontifícias Universidades romanas, assim como um Pontifício Instituto.

O programa

O programa – apresentado ao Santo Padre em 22 de junho passado durante uma audiência privada com o jesuíta Prem Xalxo e o Cardeal Telesphore P. Toppo - tem por objetivo difundir a visão e a missão que a Laudato Si confia à Igreja por meio dos instrumentos específicos da formação.

O “Joint Diploma em Ecologia Integral” se desenvolverá em seis módulos, correspondentes aos seis capítulos em que se articula a Laudato Si.

O primeiro módulo, concentrado na pergunta “O que está acontecendo à nossa casa comum?”, será coordenado pelo Prof. Joshtrom Isaac Kureethadam (Universidade Pontifícia Salesiana).

O segundo módulo aprofunda “O Evangelho da Criação” e foi confiado ao Prof. Prem Xalxo (Pontifícia Universidade Gregoriana), coordenador do curso.

O terceiro módulo trata da “Raiz humana da crise ecológica” e terá a supervisão da Prof. Giulia Lombardi (Pontifícia Universidade urbaniana), enquanto o sucessivo, sobre “Ecologia integral”, foi confiado à coordenação do Prof. Massimo Losito (Pontifício Ateneu Regina Apostolorum).

O quinto módulo, coordenado pelo Dr. Tomás Insua (The Global Catholic Climate Movement, Washington DC/Roma), concentra-se sobre as linhas concretas de ação.

O último módulo -  sobre “Educação e espiritualidade ecológica” – será coordenado pelo Prof. Evan Colagé (Universidade Pontificia Antonianum).

As aulas terão lugar de novembro a junho, em cada segunda quinta-feira do mês.

Aos estudantes será exigida a participação em um Simpósio e em dois laboratórios “Sinais de esperança” – coordenados por Cecília Dall’Oglio (Global Catholic Climate Movement, Roma) e a elaboração de uma tese e um exame final.

O Joint Diploma não é dirigido somente aos estudantes das várias faculdades pontifícias e dos institutos superiores das ciências religiosas, mas a todos os profissionais das diversas áreas, agentes de pastorais e sociais, sacerdotes, religiosos e leigos que se sentiram interpelados pela Encíclica Laudato Si.

A inscrição poderá ser feita na Secretaria da Pontifícia Universidade Gregoriana, onde se realizarão todas as aulas do Ano Acadêmico 2017-2018.

Ao final do percurso de estudos, será concedido o Joint Diploma em Ecologia Integral.

Maiores informações podem ser obtidas no link https:goo.gl/NBJzgA

Foto: AFP

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.