Arquidiocese do Rio de Janeiro

34º 25º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/12/2018

18 de Dezembro de 2018

Em sintonia com Ano Mariano, comissão lança subsídio para Semana da Vida

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Dezembro de 2018

Em sintonia com Ano Mariano, comissão lança subsídio para Semana da Vida

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

23/08/2017 11:20 - Atualizado em 23/08/2017 11:20
Por: Site oficial da CNBB

Em sintonia com Ano Mariano, comissão lança subsídio para Semana da Vida 0

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou o subsídio “Hora da Vida”, preparado para a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, que ocorrem de 1º a 7 de outubro e no dia 8 de outubro, respectivamente. No contexto das celebrações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul e do Ano Mariano, instituído pela CNBB, o tema escolhido para esta edição é “Bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42).

Para o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa de Sousa, a frase dita por Isabel a Maria serve para “nos orientar e dar muita importância àquele fruto que está no ventre das mães, que é o nascituro, que é a esperança, a vida que nasce, o dom de Deus”.

Durante a Semana Nacional da Vida, oficializada pela CNBB em âmbito nacional no ano de 2005, a Igreja no Brasil passará por um momento de evangelização e de compreensão da dignidade da vida. O subsídio “Hora da Vida” tem como objetivo ajudar comunidades e famílias a se organizarem e viverem bem esta semana.

“A Semana da Vida e o Dia do Nascituro é essa oportunidade de nós enquanto agentes de Pastoral Familiar fazermos frente àquilo que é contra a vida, nocivo à vida. Mais uma vez estaremos unidos em oração neste mês de outubro para defendermos a vida e refletirmos a beleza de ser mãe e pai, que dão a vida para aqueles filhos que nascem e cuidam dos filhos. Então, a Igreja com essa celebração e as reflexões propostas quer ajudar a todas as famílias a defenderem esse grande e importantíssimo dom que Deus nos deu, que é a vida”, reflete o assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Jorge Alves Filho.

Ele explica que os sete encontros do livreto estão ligados desde a anunciação do anjo que Maria seria a mãe do menino até a vida de Jesus enquanto criança. O material – preparado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) em parceria com o Movimento Brasil Sem Aborto e o grupo Promotores da Vida – ainda conta com propostas de Celebração da Vida para o Dia do Nascituro e de bênção para o momento do parto. “Em cada encontro temos a oportunidade de recordar a história de Jesus e também de sua mãe, que protagonizou a bela atitude de acolher uma vida que teria a missão de salvar as vidas”, conta padre Jorge Filho.

Defesa da vida

Missão exigente da Igreja nos últimos anos, a defesa da vida desde sua concepção ao seu declínio natural é a principal motivação para a Semana Nacional da Vida. “Nós como Igreja, como agentes de pastoral, precisamos ajudar para que a palavra do Cristo ‘Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude’ seja realmente uma palavra que seja respeitada no mundo. Por isso, nós reafirmamos o valor da vida, a nossa luta contra o aborto de inocentes, e reafirmamos a nossa pertença a essa Igreja que luta pela vida”, sustenta o assessor.

Ressaltando a relação amorosa de Deus para com a criação presente no mistério da encarnação, dom João Bosco Barbosa destaca o dever e a responsabilidade de respeitar e promover a vida plena. “O Deus da vida se faz presente onde a vida se mostra mais frágil: no nascituro, no adolescente, no abandonado e no perseguido, no migrante, no enfermo, no idoso. Nestes tempos em que a vida familiar tem sido tão agredida, cabe-nos buscar na fonte e levar a todos os homens e mulheres a certeza de que vale a pena cultivar esse dom”, afirma o bispo.

A Semana Nacional da Vida parte da dinâmica de defesa da vida e é celebrada oficialmente desde 2005 quando foi oficializada pela CNBB. Antes disso, porém, desde a década de 1980 aconteciam iniciativas, como campanhas, aprofundamentos, encontros e cursos relacionados à temática.

O subsídio Hora da Vida está disponível no endereço lojacnpf.org.br. Encomendas podem ser feitas no mesmo endereço, pelo telefone (61) 3443-2900 ou ainda pelo e-mail vendas@cnpf.org.br O material também é distribuído pelos casais coordenadores e agentes da Pastoral Familiar nos regionais e dioceses.

Foto: Divulgação

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.