Arquidiocese do Rio de Janeiro

34º 18º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 23/09/2017

23 de Setembro de 2017

"10 anos da Conferência de Aparecida: Memória e Perspectivas"

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

23 de Setembro de 2017

"10 anos da Conferência de Aparecida: Memória e Perspectivas"

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

22/08/2017 16:57 - Atualizado em 22/08/2017 16:57
Por: Da redação, com site do evento

"10 anos da Conferência de Aparecida: Memória e Perspectivas" 0

temp_title10_Anos_da_Conferncia_de_Aparecida_22082017165554

O Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) se prepara para realizar, entre os dias 3 e 5 de outubro, no Salão Dom Luciano Mendes de Almeida, no campus da Gávea, seu VIII Simpósio que neste ano trará como tema: "10 anos da Conferência de Aparecida: Memória e Perspectivas".

Dentro das celebrações da primeira década da Conferência de Aparecida, o Simpósio quer fazer memória do evento, refletir sobre o Documento que dali nasceu, bem como perceber a incidência das grandes indicações de Aparecida sobre a Igreja no Brasil e quais as futuras possibilidades para as próximas décadas.

As conferências continentais são uma riqueza própria da Igreja latino-americana e caribenha. Até o momento, foram realizadas cinco conferências, identificadas pelo nome da cidade onde aconteceram: Rio de Janeiro (1955), Medellín (1968), Puebla (1979), Santo Domingo (1992) e Aparecida (2007). Em cada uma dessas conferências, representantes do episcopado do continente, assessorados por diversas instituições de pesquisa e de pastoral, procuraram discernir os caminhos da evangelização. Foram momentos históricos diferentes, todos, no entanto, marcados pela preocupação de adequar a ação evangelizadora ao que se vivenciava. A Conferência de Aparecida, caracterizada pelo contexto do início do século XXI, não deixou de cumprir esta finalidade. Expressou o que a Igreja pensa sobre sua presença nos diversos contextos do continente neste específico momento histórico.

Na memória da Conferência de Aparecida, emerge a figura do então presidente da comissão de redação, Cardeal Jorge Mário Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires. Anos depois, eleito Papa, ele não tem deixado de se voltar ao Documento de Aparecida, ali fundamentando inúmeros de seus pronunciamentos e, de modo especial, a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Evangelli Gaudium, com a qual indicou os rumos de seu pontificado. Deste fato, decorre a importância em se estudar a Conferência de Aparecida e seu Documento conclusivo.

Os conferencistas do VIII Simpósio são:

  • Bispos participantes: Cardeal Orani João Tempesta, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Dom Orlando Brandes, Dom Geraldo Lyrio Rocha, Dom Dimas Lara Barbosa e Dom Joel Portella Amado

  • Professores do Departamento de Teologia da PUC-Rio participantes da Conferência como assessores: Mário de França Miranda e Maria Clara Luchetti Bingemer

  • Conferencistas brasileiros convidados: Dom Francisco Biasin (bispo de Volta Redonda e referencial para o ecumenismo e diálogo inter-religioso da CNBB), Padre Josafá Carlos de Siqueira (PUC-Rio) e João Décio Passos (PUC-SP)

  • Conferencistas internacionais convidados: Cardeal Giuseppe Versaldi (Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Vaticano) e Carlos Maria Galli (UCA, Buenos Aires)

Histórico dos Simpósios anteriores

Em 2008: Desafios e horizontes para a teologia com a cultura contemporânea sob a ótica da fé, ciência e interdisciplinariedade.

Em 2009: Paulo apóstolo diante do Judaísmo e Helenismo.

Em 2011: Teologia e Experiências Religiosas. Desafios e Contribuições.

Em 2013: Exegese, Teologia e Pastoral: relações, tensões e desafios.

Em 2015: Caminho de Libertação: Alegrias e Esperanças para o Futuro.

Em 2015: Promoção da Cultura da Paz num Mundo em Conflito.

Em 2017: Maria: Escritura, Teologia e Religiosidade.

Inscrições

Para se inscrever no VIII Simpósio realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-Rio - "10 anos da Conferência de Aparecida: Memória e Perspectivas" -, ou ter mais informações acesse: simposiopucrio.teo.br

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.