Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 10/12/2018

10 de Dezembro de 2018

Desafios pastorais nas metrópoles é tema de encontro de bispos em São Paulo

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

10 de Dezembro de 2018

Desafios pastorais nas metrópoles é tema de encontro de bispos em São Paulo

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

14/08/2017 16:09 - Atualizado em 14/08/2017 16:10
Por: Colaboração: Fernando Geronazzo / “O São Paulo”

Desafios pastorais nas metrópoles é tema de encontro de bispos em São Paulo 0

temp_title01_bispo_grandes_metropolis_foto_Luciney_Martins_11082017161227

Arcebispos e bispos de grandes cidades e metrópoles brasileiras se reuniram, no dia 31 de julho, no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo, para refletirem sobre os desafios para a ação evangelizadora nos grandes centros urbanos.

Acolhidos pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, o encontro contou com a presença de muitos arcebispos e bispos diocesanos, entre eles o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, com seus bispos auxiliares, o arcebispo de Brasília, Cardeal Sergio da Costa, e o arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Krieger.

Desafios urbanos

Os bispos trataram da relação entre Igreja e cidade e como lidar com situações novas que surgem, quer na própria Igreja Católica, quer no contexto da diversidade religiosa e social. 

“A cidade grande é um fenômeno relativamente recente na história do mundo. Nunca houve um período que tivesse cidades, tantas cidades tão grandes como agora, ou a população tão densamente urbanizada”, afirmou Dom Odilo, destacando que 80% da população brasileira vivem em cidades.

Ainda de acordo com o Cardeal Scherer, o primeiro grande desafio da Igreja é ter uma pastoral que possa atender à grande população da cidade. “É verdade que podemos usar os meios de comunicação, as mídias sociais. Mas nunca temos a certeza que a nossa mensagem, de fato, chega. Vamos semeando um pouco ao vento. Com certeza muitas sementes caem em terra boa. Porém, isso não dispensa a proximidade, a presença junto à vida das pessoas. Para isso nós encontramos enormes dificuldades, inclusive para encontrar a abertura, o tempo, um pouco da atenção das pessoas”, acrescentou.

Caminhos

Para o arcebispo do Rio, Dom Orani, o encontro “é uma ótima oportunidade de partilha, de encontrar caminhos e, ao mesmo tempo, de conversarmos livremente sem nenhuma preocupação de decisão, de decisões. Estes assuntos todos são complicados, e depois cada cidade, cada metrópole tem sua própria realidade”.

Nova realidade

O arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Krieger, destacou que é necessário tomar consciência para os novos tempos. Antes era rural, quando a maioria dos cidadãos e, portanto, também os católicos, moravam no interior, mas que nas últimas décadas essa situação foi mudando. 

“Nós tínhamos soluções muito adequadas para aquela outra realidade. O mundo mudou e a Igreja tem que se adaptar porque o Evangelho é uma proposta para todas as pessoas, de qualquer época e que more em qualquer lugar”, afirmou.

Ação conjunta

“Os desafios que nós encontramos nas grandes metrópoles não devem ser enfrentados sozinhos, isoladamente”, explicou o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, Cardeal Sergio da Rocha. Para ele, é necessário dialogar, refletir mais a respeito dos desafios pastorais das grandes cidades para ter uma ação mais eficaz e conjunta. 

“Os desafios se repetem, não são privilégios de uma grande metrópole, por isso um motivo a mais para estar junto. A dimensão do desafio não permite que ele seja enfrentado isoladamente, mas também o fato de compartilhar alegrias e dores comuns também nos leva, sem dúvidas, a pensar juntos o caminho a seguir”, salientou.

Foto: Luciney Martins

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.