Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 21/08/2018

21 de Agosto de 2018

Diocese de Valença recebe Renasem 2017

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

21 de Agosto de 2018

Diocese de Valença recebe Renasem 2017

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

21/07/2017 00:00 - Atualizado em 24/07/2017 16:55
Por: Jéssica Pinheiro

Diocese de Valença recebe Renasem 2017 0

temp_titleRenasem_2017_4_24072017165138

Com o objetivo de levar os seminaristas a renovarem a graça da experiência do Batismo no Espírito Santo, por meio da oração e da pregação da Palavra de Deus, fomentando entre eles a fraternidade sacerdotal, foi realizado, entre os dias 10 e 14 de julho, o Retiro Estadual de Seminaristas (Renasem), na Chácara Maria Pentagna, na Diocese de Valença. O encontro contou com 120 participantes, entre bispos, sacerdotes, seminaristas e vocacionados.

No ano em que a Renovação Carismática Católica (RCC) celebra os 50 anos, o Renasem Rio celebrou 30 anos de existência. O Renasem acontece tradicionalmente duas vezes ao ano: nas férias de janeiro com o retiro nacional, e nas férias de julho com o estadual, ambos com duração de uma semana.

O Renasem é um ministério formado por seminaristas que tiveram a experiência do Batismo no Espírito Santo, acolhendo seminaristas em todos os níveis de formação, além de filósofos, teólogos, religiosos e padres que um dia participaram do ministério. Segundo o coordenador estadual do Renasem, seminarista André Luiz Oliveira dos Santos, a finalidade do encontro é impulsionar seminaristas e vocacionados a aprofundarem a vida de intimidade com Jesus, mediante a espiritualidade da Renovação Carismática Católica (RCC). “O retiro é um momento de descansar em Deus, de repousar em Seu Coração Sagrado, e n’Ele ser fortalecido e confirmado na vocação. Como nos orientou São João Paulo II, na encíclica “Pastoris Dabo Vobis”: “As associações e movimentos juvenis, sinal e confirmação da vitalidade que o Espírito assegura à Igreja, podem e devem contribuir para a formação dos candidatos ao sacerdócio, em particular daqueles que procedem da experiência cristã, espiritual e apostólica dessas entidades agregadoras”, disse.

Participando pela primeira vez do Renasem, o seminarista Jadilson Ferreira da Silva, que será ordenado diácono em setembro, contou que após receber insistentes convites de amigos seminaristas, decidiu participar do retiro. Para ele, o encontro renovou a experiência viva com Deus, na força e potência de seu Espírito. “A experiência foi muito gratificante. A Palavra de Deus diz: ‘Se creres verás a glória de Deus’. E eu vi a glória de Deus se manifestando naquele lugar e se expandindo a toda a Diocese de Valença, ao Brasil e ao mundo. Um reavivamento de vidas e de corações de muitos fiéis que se encontravam com a fé adormecida. Em oração, pude contemplar futuros padres cheios do Espírito Santo e sendo instrumentos do mesmo Espírito de Deus”, relatou.

Jadilson ressaltou a fé ardente e o desejo de santidade dos participantes. Para ele, todos tinham um único desejo: deixar os seus corações serem um verdadeiro cenáculo, isto é, lugar de oração e da presença do Espírito Santo. “O Renasem recebeu homens que desejam um novo Pentecostes em suas vidas, homens que querem ser consagrados e conduzidos pelo Espírito Santo”, destacou.

Para o seminarista Eduardo Puell de Carvalho Rodrigues, que participou do Renasem pela segunda vez, o retiro foi uma experiência espetacular, na qual a ação do Espírito Santo renovou a chama das vocações. “Saímos do retiro com vontade de incendiar o mundo inteiro com o fogo santo que purifica, ilumina e aquece. Eu, particularmente, saio renovado, disposto a testemunhar o Evangelho e mais forte para sofrer as cruzes que virão. O sentimento após essa semana é de gratidão, uma gratidão que não cabe no coração e é manifestada através das orações, dos olhares, abraços e sorrisos”, explicou.

temp_titleRenasem_2017_6_24072017164811

temp_titleRenasem_2017_2_24072017164759

temp_titleRenasem_20171_24072017165139

temp_titleRenasem_2017_5_24072017164806

temp_titleRenasem_2017_1_24072017164754

Fotos: Divulgação

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.