Arquidiocese do Rio de Janeiro

34º 25º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/12/2018

18 de Dezembro de 2018

Ação Missionária da CNBB para delinear missão na África

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Dezembro de 2018

Ação Missionária da CNBB para delinear missão na África

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

20/07/2017 10:17 - Atualizado em 20/07/2017 10:18
Por: Rádio Vaticano

Ação Missionária da CNBB para delinear missão na África 0

O Regional Sul 1 da CNBB, que abrange as dioceses do Estado do São Paulo, atende o apelo do Bispo brasileiro de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, em Moçambique, e prepara o envio de mais missionários para aquela região da África. 

O vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes (SP), recebeu na cúria diocesana, na manhã de quarta-feira, dia 12 de julho, os representantes do Regional Sul 1 da CNBB e os frades da Fraternidade Missionária “O Caminho” (Fraternidade dos Pobres de Jesus), para delinear a missão, e ajudar no trabalho de evangelização da Igreja na África, na Diocese de Pemba, Moçambique, especialmente com o envio de missionários para aquela região.

A proposta dessa reunião aconteceu após Dom José Luiz Bertanha, presidente da Comissão de Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, receber uma carta do bispo brasileiro de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, apresentando a realidade de sua diocese e a necessidade da presença do Regional Sul 1 naquela região. O apelo de Dom Luiz Fernando foi apresentado na assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 e todos os bispos presentes acolheram, com espírito missionário, profético e solidário, o pedido de ajuda do bispo de Pemba.

Durante a reunião, Dom Stringhini apresentou o Pe. Gilson Sobreiro de Araújo, fundador e superior da comunidade Fraternidade Missionária “O Caminho”, que marca presença missionária junto aos pobres em cerca de 80 lugares, com casas espalhadas pelo Brasil e outros países.

Na ocasião foram dados os primeiros passos do Projeto Missionário na África. Sentindo a necessidade de dar resposta à convocação de Dom Luiz Stringhini e com o objetivo principal de anunciar e testemunhar Jesus Cristo e contribuir na formação de lideranças junto ao povo daquela região, a Fraternidade Missionária “O Caminho” poderá dispor, para o próximo ano, de três irmãs, um padre e um frei para a missão em Pemba, onde já se encontra o Pe. Salvador, da Diocese de Guarulhos.

Haverá uma próxima reunião, no final do mês de julho, em São Paulo, na Obra do Cenáculo Missionário, com a equipe do Conselho Missionário Regional (Comire). Em agosto, a reunião será em São Paulo, na sede do Regional, com a presença do Bispo de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, a fim de se conhecer melhor a realidade daquela diocese. 

A ação missionária da Igreja no Regional está em sintonia com a Comissão para Ação Missionária e cooperação intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo papel é promover a ação missionária e evangelizadora, a formação e atividade dos missionários, e a ajuda intereclesial, no Brasil e além-fronteiras.

A reunião contou ainda com a presença do secretário adjunto, Padre João Carlos Deschamps de Almeida, acompanhado pelo diácono Domingues do Regional Sul 1 e do Sr. Antônio Mercado, do setor administrativo da Diocese de Mogi das Cruzes.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.