Arquidiocese do Rio de Janeiro

32º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 20/11/2017

20 de Novembro de 2017

Embaixador da Suíça visita instalações da Associação São Martinho

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

20 de Novembro de 2017

Embaixador da Suíça visita instalações da Associação São Martinho

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

14/07/2017 15:59 - Atualizado em 14/07/2017 16:00
Por: Andréia Gripp - Província Carmelitana de Santo Elias

Embaixador da Suíça visita instalações da Associação São Martinho 0

temp_titleEmbaixador_da_Sua_visita_instalaes_da_Associao_So_Martinho_5_14072017155456

O embaixador e o cônsul da Suíça, respectivamente Andre Regli e Giancarlo Fenini, visitaram no dia 13 de julho a sede da Associação Beneficente São Martinho, dos frades carmelitas, na Lapa. A visita teve como objetivo apresentar o trabalho que está sendo desenvolvido pela instituição com ajuda da Cáritas Suíça. O evento foi acompanhado também pelo representante dessa entidade no Brasil, Hubert Eisele.

Com uma programação de cunho informal, os visitantes puderam conhecer as instalações da Associação, ouvir e conversar com os jovens beneficiários e assistir a apresentação do Centro de Música Jim Capaldi e do grupo de capoeira da instituição. Houve, também, uma degustação da oficina de gastronomia educativa da São Martinho.

Os visitantes foram acolhidos pelos representantes da Província Carmelitana de Santo Elias: o Prior Provincial Frei padre Everaldo Xavier, O.Carm., o frei Reinaldo Paraíso, O.Carm, e os freis padres Donizetti Barbosa e Silvio Ferrari, O.Carm. Em seguida, coordenadores de projetos, voluntários e funcionários da São Martinho foram os responsáveis por apresentar os diversos espaços e atividades da instituição.

Como uma organização não governamental, a Associação São Martinho atua desde 1984 na prevenção, no combate à pobreza, na garantia de direitos e oportunidades de emprego e renda às crianças e jovens em situação de pobreza na cidade do Rio de Janeiro. A matriz da Associação está situada na Lapa, na Rua Riachuelo, nº 7. A instituição possui uma filial em Vicente de Carvalho, numa casa doada pela Princesa Diana quando esteve no Brasil.

“A São Martinho é uma instituição pioneira na atividade da fraternidade social, nesse sentimento de indignação diante da desigualdade e do abandono em que vivem muitas pessoas em nossa cidade, às quais é negado o direito à cidadania. Promovemos o resgate social e humano de irmãos e irmãos nossos, brasileiros, que eram vistos pela sociedade como um problema social e não como destinatários de assistência social e de amor”, afirmou Frei Evaldo durante a apresentação dos trabalhos e dos valores da São Martinho aos representantes do governo suíço.

Ao final da visita, Andre Regli e Giancarlo Fenini demonstraram sua admiração pelo trabalho desenvolvido e destacaram a importância de ações como essa, desenvolvidas por instituições católicas, para o bem comum.

“O trabalho que a São Martinho faz é muito necessário no Brasil. Diante da realidade do Rio de Janeiro, marcada pela violência, a instituição é um exemplo de profissionalismo e eficiência na assistência social em prol dos jovens”, afirmou o embaixador.

O cônsul complementou, afirmando que percebeu nos voluntários e funcionários da São Martinho o real desejo de superar as problemáticas que atingem a população mais necessitada de assistência social. Para ele, a esperança que as atividades promovidas pela Associação levam aos jovens é primordial. “A esperança é a base de tudo. E criar as oportunidades é também a nossa tarefa. Para nós, é importante que a comunidade internacional perceba que o Brasil ainda precisa de muita ajuda para dar esperança a esses jovens, que não teriam outra oportunidade de construir o seu futuro se não fosse esse auxílio”, frisou.

Feliz com o resultado da visita, o representante da Cáritas Suíça, Hubert Eisele, afirmou que o investimento em projetos em favor da infância e a juventude é uma das áreas escolhidas pela Cáritas para atuação no Brasil. “Tenho plena convicção que esse trabalho de assistência social e promoção humana, que lamentavelmente é negligenciado no país pelos governantes, é onde precisamos atuar para tentar melhorar as condições de vida das crianças e jovens que vivem em estado pobreza e de vulnerabilidade social”, disse.

Referência internacional

A São Martinho é referência na causa da infância e juventude no mundo inteiro. Nos anos 90, recebeu a visita da Rainha Silvia da Suécia, da Princesa Diana, e seus beneficiários já atravessaram o oceano para visitas solenes na França e na Itália, e a convite do Papa, estiveram no Vaticano.

Dois grandes embaixadores internacionais investem diretamente em projetos da Associação: George Michael e Olívia Harrison. George financia diretamente as atividades do Centro de Música Jim Capaldi, oficina de música criada em homenagem ao guitarrista britânico Jim Capaldi.

temp_titleEmbaixador_da_Sua_visita_instalaes_da_Associao_So_Martinho_6_14072017155458

temp_titleEmbaixador_da_Sua_visita_instalaes_da_Associao_So_Martinho_1_14072017155450

temp_titleEmbaixador_da_Sua_visita_instalaes_da_Associao_So_Martinho_3_14072017155454

temp_titleEmbaixador_da_Sua_visita_instalaes_da_Associao_So_Martinho_2_14072017155452

Fotos: Andréia Gripp

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.