Arquidiocese do Rio de Janeiro

27º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 17/10/2017

17 de Outubro de 2017

Seminário de São José realiza Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

17 de Outubro de 2017

Seminário de São José realiza Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

15/06/2017 17:22 - Atualizado em 15/06/2017 17:42
Por: Symone Matias e Priscila Xavier

Seminário de São José realiza Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 0

Em comunhão com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Seminário Arquidiocesano de São José realizou mais uma edição da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, com uma programação voltada, de maneira especial, para os seminaristas.

Nesta edição, foram convidados líderes de quatro denominações religiosas, o pastor da Igreja Presbiteriana Unida, Luciano Fuly, o padre Henrique Cairus, do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e, pela primeira vez, os pastores José Vicente, da Igreja Palavra Viva, e Marcos Batista, da Sociedade Bíblica do Brasil.

De acordo com o presidente do Conselho de Igrejas Cristãs do Estado do Rio de Janeiro (Conic-Rio), e coordenador da Comissão Arquidiocesana de Ecumenismo e diretor espiritual do seminário, padre Fábio Luiz de Souza, “os documentos da Igreja pedem para que os seminaristas tenham uma formação em ecumenismo. Essa semana ofereceu, justamente, a formação teórica, através das palestras ministradas por pastores durante o encontro, bem como prática, através do convívio com irmãos de outras denominações não católicas”, enfatizou.

Padre Fábio também informou que no dia 24 de maio, dias antes do início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, os seminaristas tiveram uma palestra com o padre Jesus Hortal sobre o tema: “O ecumenismo nos documentos da Igreja”. Além disso, ainda neste ano, o seminário recebeu o pastor Gary Hargrave, líder da Igreja Palavra Viva, que ministrou uma palestra intitulada “A vida cristã no mundo de hoje”.

Ainda segundo padre Fábio de Souza, todos os cristãos devem assumir esse compromisso ecumênico para que, assim, possa ser cumprido o que se pede no Concílio Vaticano II. “O ecumenismo deve ser empregado por todos os cristãos; todos devem assumir esse compromisso. Dessa forma, realizamos o que é pedido no Concílio Vaticano II: enxergar nesses irmãos as sementes do Verbo e as graças que Deus derrama fora dos limites visíveis da Igreja Católica, e, assim, observar como o Espírito Santo também suscita testemunhos de santidade fora do catolicismo”, destacou.

O encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos do seminário aconteceu no dia 3 de junho, junto à celebração da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima, em Copacabana. O coral do Seminário de São José e a turma do primeiro ano de filosofia participaram do término das atividades.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.