Arquidiocese do Rio de Janeiro

26º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/10/2018

16 de Outubro de 2018

Bispos do Regional Leste 1 conclamam fiéis a rezarem pela Paz

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Outubro de 2018

Bispos do Regional Leste 1 conclamam fiéis a rezarem pela Paz

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

04/05/2017 14:24 - Atualizado em 04/05/2017 16:02
Por: Nathalia Cardoso / Raphael Freire

Bispos do Regional Leste 1 conclamam fiéis a rezarem pela Paz 0

temp_titleBispos_Regional_Leste_1_04052017143317

Diante da violência no Estado do Rio de Janeiro e atentos ao clamor da população em seus anseios de paz, os bispos do Regional Leste 1, que estiveram reunidos de 26 de abril a 5 de maio, em Aparecida, na 55ª Assembleia Geral Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), convidam todo o povo de Deus presente no Regional Leste 1 (dioceses fluminenses) a rezarem o Rosário durante todo o mês de maio em busca de paz, especialmente no dia 13, data da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, que neste ano de 2017 comemora seu centenário.

“Nós bispos temos grandes preocupações com o que acontece no Brasil todo, tanto nos poderes Executivo e Legislativo quanto no Judiciário. Há vários questionamentos pelo Brasil afora, além de problemas que existem com relação à política, à ética, a desvios de dinheiro, à corrupção e à violência”, explicou o arcebispo do Rio e presidente do Regional Leste 1, Cardeal Orani João Tempesta.

Segundo o cardeal, a convocação foi animada pela inciativa da CNBB de lançar a mensagem aos trabalhadores no dia 1º de maio e uma outra sobre o momento atual do país, de crise política e econômica.

Dom Orani destacou que a preocupação com o Rio, especificamente, é devida ao fato de a cidade ser uma espécie de vitrine: todos querem que algo aconteça aqui para virar notícia. E enquanto isso, a crise econômica e a violência se instauram no estado.

“Já que estamos no Mês de Maria, e no contexto do Ano Mariano em que celebramos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e o centenário das aparições de Nossa Senhora, em Fátima, Portugal, nós, bispos do Estado do Rio, pedimos ao nosso povo que, tanto nas igrejas quanto nas praças, ruas e casas, rezem o Rosário pela paz”, exortou Dom Orani.

Para motivar a ação, eles gravaram um vídeo rezando a primeira dezena do Terço de Nossa Senhora pela paz no mundo, no Brasil e, em especial, pela paz no Rio de Janeiro.

“Fazemos o nosso apelo para que as pessoas procurem ser portadoras da paz umas para com as outras, e aproveitem esse Mês Mariano para rezar pela paz”, frisou o cardeal.

Assista ao vídeo:


Regional Leste 1

O Regional Leste 1 da CNBB reúne todas as dioceses do Estado do Rio de Janeiro, compostas por duas Províncias Eclesiásticas: de São Sebastião do Rio de Janeiro e de Niterói. Compõem a Província de São Sebastião do Rio de Janeiro: a Arquidiocese do Rio de Janeiro (sede), a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, a Diocese de Duque de Caxias-São João de Meriti, a Diocese de Itaguaí, a Diocese de Nova Iguaçu e a Diocese de Valença.

Compõem a Província de Niterói: a Arquidiocese de Niterói (sede), a Diocese de Campos dos Gouytacazes, a Diocese de Petrópolis, a Diocese de Nova Friburgo e a Administração Apostólica São João Maria Vianney, também com sede em Campos.

Na diversidade do povo do Estado do Rio de Janeiro, o Regional tem a missão de fomentar a comunhão entre os Bispos e, por meio do diálogo, garantir maior unidade no processo de evangelização, conforme os desafios do momento.

A história do Regional Leste 1 se confunde com a da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A CNBB foi fundada no Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio de Janeiro, no dia 14 de outubro de 1952. Desde então, o Regional tem participado de forma ativa e em comunhão eclesial na missão evangelizadora da Igreja no Brasil.

Foto: Padre Márcio Luiz 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.