Arquidiocese do Rio de Janeiro

26º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 25/06/2017

25 de Junho de 2017

Missa pela paz é celebrada em Vila Kennedy

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

25 de Junho de 2017

Missa pela paz é celebrada em Vila Kennedy

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

21/04/2017 09:52 - Atualizado em 21/04/2017 09:52
Por: Jéssica Pinheiro / Symone Matias

Missa pela paz é celebrada em Vila Kennedy 0

temp_titleMissa_pela_Paz_Vila_Kennedy_1_21042017094649

Em meio ao cenário de turbulência e desafios enfrentados em todas as realidades da cidade, a Paróquia Cristo Operário e Santo Cura D’Ars, em Vila Kennedy, realizou uma celebração, presidida pelo pároco, padre Cláudio de Aguiar da Silva, no dia 2 de abril, com uma intenção emblemática: pedir pela paz.

A celebração, que aconteceu no Largo em frente à igreja, contou com a presença de mais de mil fiéis, que se vestiram de branco. Além de pedir pela paz, não somente na comunidade paroquial, outro objetivo era mostrar ao povo a presença de Deus na região, mesmo diante de situações de violência e adversidade. Assim como Cristo, que se fez homem, esteve junto ao Seu povo mesmo no sofrimento.

Segundo padre Cláudio, além de rezar, os fiéis também evangelizaram. Ele ainda afirmou que, mesmo aqueles que não eram católicos, estiveram junto à igreja durante o momento de oração. “O objetivo foi evangelizar e mostrar nosso rosto de católicos preocupados com a situação da paz, não só na Vila Kennedy, mas no mundo inteiro. Conseguimos evangelizar também aqueles que estavam longe, uma vez que, diversas pessoas que não eram católicas estavam participando com fervor e alegria, felizes por ouvir o nosso clamor pela paz, por cada morador, lar e família”, explicou.

Além da celebração, houve adoração ao Santíssimo Sacramento, distribuição de água benta e lenços com mensagens de paz e confraternização. No final, os paroquianos fizeram uma revoada de balões, com mensagens escritas à mão por eles próprios. Porém, os balões, após serem soltos, resolveram seguir um caminho diferente. “O momento da revoada foi interessante porque o vento levou as bolas em direção ao presídio. Então, com certeza, algum desses pedidos de paz caiu nas mãos de alguém que estava precisando ouvir essa prece, que levava os nossos anseios direto ao coração de Deus. Já na adoração, as pessoas dobraram seus joelhos, mesmo no chão molhado, e adoraram a Jesus com fé e devoção”, ressaltou.

A ministra extraordinária da Sagrada Eucaristia (MESC) Lúcia Maria Constâncio Lima declarou que a missa foi muito importante para a comunidade e para o Rio de Janeiro, que vive imerso em notícias ruins e passa por muitas situações de morte, sobretudo de jovens.  “Foi um passo muito grande na nossa comunidade, porque não podemos deixar que o medo nos oprima, nos tranque em nossas casas, uma vez que Deus nos ama e se faz presente em nosso meio. A gente quis mostrar nesta celebração que o amor vence o ódio e que Deus é maior que tudo, e, assim, não devemos temer”, frisou.

Para o também MESC da paróquia Robson Luiz Quintiliano, é importante que as pessoas vejam a presença da Igreja Católica, principalmente em uma região que enfrenta a triste realidade das mazelas do tráfico e da violência. “Nós, católicos, temos a missão de levar a paz ao próximo. Há cinco anos, fizemos essa mesma manifestação: uma missa seguida de uma caminhada. Um tempo depois, a Unidade de Polícia Pacificador (UPP) entrou na comunidade. Então, acho que a missa chama a atenção de toda a região, dos moradores e das autoridades para que algo seja feito”, completou.

temp_titleMissa_pela_Paz_Vila_Kennedy_3_21042017094652

temp_titleMissa_pela_Paz_Vila_Kennedy_2_21042017094650

Fotos: Fernanda Cardiano

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.