Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 17º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 30/04/2017

30 de Abril de 2017

Dia do Exército Brasileiro homenageado pelo Cristo Redentor

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

30 de Abril de 2017

Dia do Exército Brasileiro homenageado pelo Cristo Redentor

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

18/04/2017 16:32 - Atualizado em 18/04/2017 16:32
Por: Nice Affonso (Coordenadora de Comunicação do Cristo Redentor)

Dia do Exército Brasileiro homenageado pelo Cristo Redentor 0

temp_titleExercito_Cristo_18042017162831

Nesta quarta-feira, 19 de abril, o monumento ao Cristo Redentor receberá iluminação especial na cor verde-oliva, em atenção ao Dia do Exército Brasileiro. A data será celebrada, no alto do Corcovado, com um ato cívico, a partir das 17h30, que contará com a presença do reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, e de Oficiais Generais do Exército Brasileiro. O tom escolhido para a iluminação, o verde-oliva, abundante na natureza, representa a cor predominante nos uniformes do Exército.

"A Arquidiocese do Rio de Janeiro, como uma forma de agradecimento e reconhecimento, tem a alegria de poder, com esta iluminação, homenagear e dar visibilidade à atuação do Exército Brasileiro em todo o território nacional", comemora Padre Omar.

A data celebra os 369 anos da primeira Batalha dos Guararapes – momento histórico que marcou o início da organização do Exército como força genuinamente nacional. Naquele 19 de abril de 1648, brasileiros de coragem e determinação se uniram, pela primeira vez, contra a dominação estrangeira, em Pernambuco. Desde então, a data da batalha passou a ser celebrada como aniversário do Exército Brasileiro.

Sobre o Exército Brasileiro*

Atuando na proteção de nosso território desde a Batalha dos Guararapes (1648), contra os invasores holandeses, o Exército Brasileiro tem exercido papel relevante na manutenção da unidade e da integridade nacional.

Sua evolução histórica se confunde com a própria consolidação da identidade do país. Presente em todo o território, o Exército tem a missão condicionada pelas dimensões continentais do Brasil, caracterizadas pela variedade de ambientes geográficos e por uma faixa de fronteira com dez países que se estende por quase 17 mil quilômetros.

Para o cumprimento da missão constitucional de defesa da pátria, a Força Terrestre tem de manter preparados e adestrados efetivos superiores a 222 mil homens e mulheres.

A instituição militar atua também no apoio às atividades de Defesa Civil, participando de ações de socorro e assistência às vítimas de desastres naturais, bem como nos procedimentos de recuperação e reconstrução.

Seu corpo de engenheiros coopera constantemente na consecução de obras públicas. O Exército integra o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC).

Nas áreas de fronteira terrestre, o Exército atua na prevenção e repressão contra delitos transfronteiriços e ambientais, de forma isolada ou em coordenação com outros entes estatais.

Também tem atuação premente no apoio à política externa nacional, contribuindo com o maior número de efetivos militares brasileiros em operações de paz e de ajuda humanitária.

* http://www.defesa.gov.br/forcas-armadas/exercito-brasileiro

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.