Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 11/12/2018

11 de Dezembro de 2018

Encontro dos bispos do Regional Leste 1

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

11 de Dezembro de 2018

Encontro dos bispos do Regional Leste 1

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

31/03/2017 17:20 - Atualizado em 31/03/2017 17:20
Por: Priscila Xavier

Encontro dos bispos do Regional Leste 1 0

temp_titleBispos_Regional_Leste_1_Encontro_2017_31032017171717
Dom Luiz Henrique da Silva Brito (Auxiliar do Rio), Dom Fernando Áreas Rifan (Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney), Dom Edney Gouvêa Mattoso (Nova Friburgo), Dom Nelson Francelino Ferreira (Valença), Dom Roque Costa Souza (Auxiliar do Rio), Dom Tarcisio Nascentes dos Santos (Duque de Caxias), Dom Joel Portella Amado (Auxiliar do Rio), Cardeal Orani João Cardeal Tempesta (Arquidiocese do Rio de Janeiro), Dom João Maria Messi (bispo emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda), Dom Antônio Augusto Dias Duarte (Auxiliar do Rio), Dom Roberto Francisco Ferrería Paz (Campos), Dom Luciano Bergamin (Nova Iguaçu), Dom Gregório Paixão (Petrópolis), Dom José Ubiratan Lopes (Itaguaí), Dom Paulo Alves Romão (Auxiliar do Rio) e Dom Francesco Biasin (Barra do Piraí-Volta Redonda)


O Mosteiro de São Bento acolheu, na manhã do dia 29 de março, mais um encontro do Regional Leste 1 da CNBB, reunindo as  dioceses fluminenses das províncias eclesiásticas do Rio de Janeiro e de Niterói.

Sob a presidência do Cardeal Orani João Tempesta, presidente do Regional Leste 1,  o encontro teve início com a Hora Terça, pela Liturgia das Horas, dirigida pelo bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso. Em seguida, o padre Abimar Oliveira de Moraes e a coordenadora da Iniciação Cristã da Arquidiocese do Rio, irmã Lúcia Imaculada, abordaram o documento sobre Iniciação Cristã que será aprofundado na 55ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá em Aparecida (SP), entre os dias 26 de abril e 4 de maio.

O encontro também contou com a presença dos dois novos bispos auxiliares da Arquidiocese do Rio, Dom Joel Portella Amado e Dom Paulo Alves Romão. Por causa dos novos bispos, o Regional Leste 1 teve uma nova configuração, com a distribuição de atividades para cada um.

Durante o encontro, cada bispo teve a oportunidade de partilhar sobre as atividades pastorais em suas dioceses.

O arcebispo e presidente da Província Eclesiástica do Rio, Cardeal Tempesta, falou sobre várias atividades, inclusive um encontro para 600 seminaristas. “Além dos trabalhos que continuam sendo levados adiante, está programado para este ano, pela primeira vez, um encontro regional de seminaristas, que acontecerá na Diocese de Petrópolis. Na ocasião, haverá missa na Catedral de São Pedro de Alcântara, seguida de encontro de confraternização na Fazenda das Arcas, em Itaipava”, destacou.

Província Eclesiástica do Rio de Janeiro

Na tarde do dia 29 e na manhã do dia 30, os bispos da Província Eclesiástica do Rio estiveram reunidos no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio Comprido, onde organizaram a agenda deste ano e abordaram assuntos pastorais comuns.

Segundo o Cardeal Tempesta, um dos assuntos discutidos foi o ensino religioso nas escolas. “O ensino religioso nas escolas é muito importante, pois colabora na transmissão de valores. Neste mundo permeado por violências, nossas crianças e jovens precisam estar bem formados e informados, uma vez que serão, futuramente, protagonistas da sociedade”, completou.

O arcebispo do Rio ainda afirmou que o Regional está preparando uma nota sobre a violência, que será publicada por ocasião da Páscoa, na qual recorda as “realidades vivenciadas, o compromisso da Igreja em melhorar o estado e o país, com muita confiança, esperança e frutos de paz”.

Províncias

A Província Eclesiástica do Rio de Janeiro é composta pela Arquidiocese do Rio pelas dioceses de Barra do Piraí / Volta Redonda, Duque de Caxias / São João de Meriti, Itaguaí, Nova Iguaçu e Valença.  Já a Província Eclesiástica de Niterói agrega a Arquidiocese de Niterói e as dioceses de Nova Friburgo, Campos, Petrópolis e Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.

Foto: Gustavo de Oliveira

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.