Arquidiocese do Rio de Janeiro

26º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/10/2018

16 de Outubro de 2018

Encontro do Setor Juventude com o Leste 1

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Outubro de 2018

Encontro do Setor Juventude com o Leste 1

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

24/03/2017 16:58 - Atualizado em 24/03/2017 16:59
Por: Nathalia Cardoso

Encontro do Setor Juventude com o Leste 1 0

temp_titleLeste_1_Setor_Juventude_24032017165520

Os sacerdotes que integram o Setor Juventude do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram no dia 15 de março, no Edifício João Paulo II, na Glória, para refletir sobre temas relacionados à juventude.

A reunião foi presidida pelo bispo da Diocese de Valença e referencial do Setor Juventude no Regional Leste 1 da CNBB, Dom Nelson Francelino Ferreira. Entre os temas discutidos, estavam os eventos nacionais Rota 300 e Romaria Nacional da Juventude 2017. Em âmbito internacional, o Sínodo dos Jovens, a ser realizado em outubro de 2018, no Vaticano.

O assessor eclesiástico do Setor Juventude no Rio, padre Jorge dos Santos Carreira, contou que a reunião foi muito produtiva.

“Queremos, como padres, incentivar os jovens e animá-los para que possam sair de suas casas e suas vidas, e se entregarem a Deus e ao próximo durante esse período, como demonstração de um frutuoso Ano Mariano. A intenção é que eles também levem Nossa Senhora Aparecida e Jesus a serem conhecidos por outros jovens”, pontuou padre Jorge.

Rota 300

O Rota 300, evento nacional da juventude em honra a Nossa Senhora Aparecida, está acontecendo desde 2015. Segundo Dom Nelson, este ano, no mês de julho, será feito o encerramento, com uma missão de dez dias em torno do rio Paraíba do Sul.

“Devido à relação de Nossa Senhora com o rio Paraíba do Sul, vai acontecer uma semana missionária nas dioceses cortadas por esse rio: Volta Redonda, Valença, Nova Friburgo, Petrópolis e Campos dos Goytacazes. Nesses lugares, teremos acolhida solidária para mais ou menos 1,2 mil pessoas”, explicou Dom Nelson.

Segundo ele, existem dois propósitos com essa missão: chamar a atenção dos jovens para o cuidado com o rio – a água, que está diretamente relacionada com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade: Biomas brasileiros e a defesa da vida” –, e para o cuidado com a mulher marginalizada.

“A importância deste momento é, primeiramente, celebrar, junto com a Igreja, esses 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. E segundo, envolver e chamar os jovens para o cuidado com o rio, que já foi outrora chamado ‘Rio Santo’, e é onde está o suporte para a vida em nossa cidade do Rio de Janeiro e demais cidades que são banhadas por ele”, afirmou Dom Nelson.

Para participar, basta informar o interesse ao padre Jorge Carreira. O Setor Juventude possui página no Facebook (JuventudeArqRio).

Segundo o assessor referencial da juventude do Regional Leste 1, padre André Luis Bastos Siqueira, pertencente à Arquidiocese de Niterói, essa missão será um meio de os jovens conhecerem uma outra realidade de Igreja.

“Eles poderão interagir com jovens de outros lugares. E além dessa integração, poderão se colocar como instrumentos de Deus para levar Sua Palavra e fé católica a outros tantos corações. Temos feito muitas experiências de missão, e isso tem feito muito bem à nossa juventude”, ressaltou padre André.

Sínodo dos jovens

Durante a reunião, foi apresentado aos sacerdotes o documento preparatório para o Sínodo dos Jovens, que será realizado em outubro de 2018, com a temática central: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Após os Sínodos dos Bispos sobre a Nova Evangelização e a Família, o documento preparatório explica que a Igreja decidiu se perguntar como acompanhar os jovens para que reconheçam e acolham o chamado ao amor e à vida em plenitude. A Igreja também quer pedir a ajuda dos jovens para identificar o modo mais eficaz de anunciar o Evangelho.

Romaria da Juventude

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, responsável pelo site “Jovens Conectados”, organiza a Romaria Nacional da Juventude que acontecerá entre os dias 29 e 30 de abril para Aparecida (SP). O evento terá como tema: “Maria e a Doutrina Social da Igreja”. As inscrições podem ser feitas através do site: www.jovensconectados.org.br.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.