Arquidiocese do Rio de Janeiro

26º 17º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 24/06/2017

24 de Junho de 2017

Jornada Mundial dos Doentes é celebrada no Vicariato Norte

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

24 de Junho de 2017

Jornada Mundial dos Doentes é celebrada no Vicariato Norte

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

15/02/2017 13:57 - Atualizado em 16/02/2017 09:30
Por: Cláudio Santos Coordenação Vicarial para a Caridade Social Vicariato Episcopal Norte

Jornada Mundial dos Doentes é celebrada no Vicariato Norte 0

temp_titlejornadadosdoentesvicaritonorte4_15022017135459

O Vicariato Episcopal Norte, em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, participou da XXV Jornada Mundial do Doente, com o tema “Admiração pelo que Deus faz: o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas” (Lc 1, 49), escolhido pelo pontífice, para a tradicional mensagem dirigida aos doentes.

A jornada foi instituída pelo saudoso papa São João Paulo II, e é para os doentes, agentes de saúde, fiéis cristãos e pessoas de boa vontade, ‘um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo,morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade’ (São João Paulo II,Carta de Instituição do Dia Mundial do Doente, 13 de maio de 1992,3).

Desde 1992, o Dia Mundial do Doente é celebrado anualmente nas comunidades, paróquias, dioceses e nas Conferências Episcopais de todo o mundo, com iniciativas de caráter litúrgico, como missas e momentos de oração,e de pastoral e de estudo, como encontros, seminários e simpósios.

Na mensagem que, anualmente, dedica por ocasião da Jornada Mundial do Doente, o papa Francisco ressaltou que a ocasião é oportuna para se “prestar especial atenção à condição dos doentes e, mais em geral, a todos os atribulados; ao mesmo tempo convida quem se prodigaliza em seu favor, a começar pelos familiares, profissionais de saúde e voluntários, a dar graças pela vocação recebida do Senhor para acompanhar os irmãos doentes. Além disso,esta recorrência renova, na Igreja, o vigor espiritual para desempenhar sempre da melhor forma a parte fundamental da sua missão que engloba o serviço aos últimos, aos enfermos, aos atribulados, aos excluídos e aos marginalizados.”

No sábado, dia 11 de fevereiro, o padre Willian Moreira Coelho, presidiu missas pela manhã nos hospitais do Andarai e no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), unidade onde exerce a capelania. Em sua homilia, padre William destacou a perseverança de Santa Bernadete e de seu sofrimento que a uniu ao mistério da cruz de Cristo:

“Santa Bernadete tirava do Cristo, por intercessão de Maria,o sustento para viver sem reclamar de nenhuma das aflições e vicissitudes da vida. A história de Santa Bernadete é marcada pela provação da incredulidade e desconfianças nas aparições da Mãe de Deus. É Jesus mesmo que nos oferece por sua generosa graça o remédio da salvação para a cura dos males da alma e do corpo. Neste dia em que veneramos a santa Mãe de Deus e a invocamos sob o título de Lourdes, realizamos essa grande jornada mundial de oração pelos enfermos para que sejamos purificados e alvejados pelo poder redentor de Cristo que tem na sua própria mãe uma fonte de vigor para nossa própria jornada” -afirmou.

Após as missas, os doentes receberam a visita e a unção dos enfermos ministrada pelo padre William Moreira. A data também foi marcada pela solidariedade dos agentes da Pastoral da Saúde, que realizou a distribuição de kits de higiene para o cuidado com os doentes. A unidade sofre com a grave crise que assola os serviços públicos no Estado do Rio de Janeiro, uma das razões que levou a Pastoral da Saúde a arrecadar e distribuir esses kits.

Para Dejair Borges , coordenador vicarial da Pastoral da Saúde, o respeito e o cuidado com os doentes é uma preocupação constante na pastoral como exorta o Papa Francisco, alertando que o atendimento humanizado aos pacientes também é uma das dimensão da pastoral que está atenta à situação da saúde pública em todo o país:

“O papa Francisco nos recorda que os doentes, apesar da situação de fragilidade física, espiritual e social merecem respeito e cuidado.A saúde pública no Brasil também é um campo para ação da Igreja junto aos que mais pobres e sofredores. No Vicariato Norte, os agentes da Pastoral da Saúde estão atentos à situação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do HUPE,que sofrem com a constante falta de recursos que causa prejuízos às atividades acadêmicas e aos atendimentos dos pacientes” – afirmou.

Na parte da tarde, às 16h, o bispo Dom Joel Portella Amado, presidiu a Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, seguida da bênção dos doentes que reuniu uma multidão de fiéis.

A Igreja incentiva os fiéis cristãos e também às pessoas de boa vontade para que visitem os doentes em suas residências e nos hospitais.Visitar os doentes é uma das obras de misericórdia corporais que é um verdadeiro remédio para a alma e expressa nossa caridade cristã junto aos que sofrem.

Conheça a Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. De acordo com as Diretrizes da CNBB,a Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora "de todo o povo de Deus,comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida,tornando presente na sociedade de hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde."

A Pastoral da Saúde é aberta a qualquer pessoa que se sentir chamada a levar esperança e conforto a todos aqueles que sofrem com enfermidades ou que se propõem a trabalhar de forma cristã no complexo mundo da saúde, colocando-se à disposição de seus semelhantes e contribuindo para descobrir formas simples e adequadas para que todos tenham saúde plena.

temp_titlejornadadosdoentesvicaritonorte3_15022017135538

temp_titlejornadadosdoentesvicaritonorte_15022017135606

temp_titlejornadadosdoentesvicaritonorte2_15022017135631

Foto: Cláudio Santos

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.