Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 24/11/2017

24 de Novembro de 2017

Samba de Fé

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

24 de Novembro de 2017

Samba de Fé

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

10/02/2017 14:57 - Atualizado em 10/02/2017 14:58
Por: Renato Saraiva

Samba de Fé 0

temp_titlePadre_Omar_DVD_Samba_de_F_4_10022017145210

Filho mais novo de Dona Marlene e Seu Olivard, o reitor do Santuário do Cristo Redentor e pároco da Igreja de São José da Lagoa, padre Omar, está em constante contato com a música. Membro honorário da Academia Internacional de Música, estudou piano no Conservatório Brasileiro de Música e se atualizou na escola Santa Cecília, em Roma, na Itália. Mas foi no samba que, nos últimos anos, encontrou o caminho para a evangelização.

O ritmo está presente no repertório desde o primeiro CD, que contou com a participação do cantor Diogo Nogueira em uma das faixas. Agora, padre Omar lança o novo DVD, “Samba de Fé”, que reúne a nata do samba. A estreia do novo trabalho está marcada para o dia 17 de fevereiro, às 21h, no Vivo Rio, casa de shows da Zona Sul.

Sempre com carioquice na alma, evidenciada pelo sorriso largo, amor e acolhimento, padre Omar mostra mais uma vez que é bom de papo. Em entrevista ao jornal “Testemunho de Fé”, ele contou como descobriu a música como instrumento de evangelização, e revelou novidades sobre o novo DVD.

Testemunho de Fé – De onde surgiu o seu contato com a música?

Padre Omar – O interesse pela música sempre fez parte da minha vida. No mesmo período da minha descoberta vocacional, já estudava música, e isso acabou acompanhando toda a minha formação em vista do ministério. Tive a oportunidade de ter o meu estudo de música pago pela Arquidiocese do Rio. De tal forma que é chegado o momento de podermos dar essa positiva contrapartida de um investimento feito para um trabalho executado com qualidade e fé, em vista da evangelização e da cultura.

TF – Como descobriu que o samba poderia ser um importante instrumento de evangelização?

Padre Omar – Apesar da minha formação clássica, mais erudita, percebi que a linguagem do samba, em um processo de comunicação, estaria mais ligado aos pedidos da juventude. Por isso, o samba surge com grande importância para podermos comunicar a verdade da fé, a alegria de pertencermos à Igreja e, ao mesmo tempo, a sensibilidade que se desponta ainda mais através de um gênero musical que é tão próprio do carioca.

TF – Qual o diferencial desse seu novo trabalho musical, o DVD “Samba de Fé”?

Padre Omar – Seguindo a linha do primeiro projeto musical, “Peço a Deus”, que surgiu a partir da necessidade de divulgarmos a Jornada Mundial da Juventude em diversos veículos de comunicação, a gente traz novamente o mesmo mote de ser um projeto de música 100% institucional. Trata-se de uma gravação independente, em que há os interesses comerciais das gravadoras, mas totalmente dependente da Igreja.

TF – Quais os grandes nomes da música brasileira que estarão presentes em seu novo DVD?

Padre Omar – Conhecidos nomes do samba se dispuseram a participar desse lindo trabalho, e gravaram comigo o novo repertório e músicas consagradas. Nomes de peso, como Jorge Aragão, Xande de Pilares, Fundo de Quintal, Molejo, Elymar Santos, Gabrielzinho do Irajá, Mumuzinho, além do Coral do Sodalício da Sacra Família e Coral de Furnas, fazem parte dessa grande festa. A direção musical e artística está sob a batuta do maestro Jorge Cardoso, um dos mais conhecidos e respeitados nomes da cena musical brasileira.

TF – Como o diálogo cultural pode contribuir para o trabalho de evangelização?

Padre Omar – O samba é um dos mais importantes movimentos culturais do Brasil. A relação entre a fé católica e a musicalidade brasileira encontrará em nossa proposta e atuação a oportunidade para o crescimento da cultura do encontro, do diálogo e da paz.

TF – Como nossos leitores podem participar do show de lançamento do DVD “Samba de Fé”?

Padre Omar – Todos estão convidados! Os ingressos para o show estão à venda no site do Vivo Rio (www.vivorio.com.br). Espero vocês lá!

temp_titlePadre_Omar_DVD_Samba_de_F_2_10022017145206

temp_titlePadre_Omar_DVD_Samba_de_F_3_10022017145208

temp_titlePadre_Omar_DVD_Samba_de_F_1_10022017145204

Fotos: Divulgação

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.