Arquidiocese do Rio de Janeiro

34º 18º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 23/09/2017

23 de Setembro de 2017

Padre Cláudio: novo pároco da Catedral

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

23 de Setembro de 2017

Padre Cláudio: novo pároco da Catedral

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

10/02/2017 12:18 - Atualizado em 10/02/2017 12:18
Por: Nathalia Cardoso / Symone Matias

Padre Cláudio: novo pároco da Catedral 0

temp_titlePadre_Cludio_10022017121504

Com a sagração episcopal dos novos bispos auxiliares da arquidiocese, Dom Joel Portella Amado e Dom Paulo Alves Romão, o padre Cláudio dos Santos foi nomeado pároco da Catedral Metropolitana, que era administrada pelo então monsenhor Joel. A celebração de posse, presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, será no dia 18 de fevereiro, às 10h30.

Padre Cláudio é atualmente vigário episcopal do Vicariato Norte e pároco da Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista, no Maracanã. O anúncio de que seria pároco da Catedral foi feita por Dom Orani no dia 16 de janeiro, durante a Trezena de São Sebastião.

Missão

Padre Cláudio, carioca nascido no Méier, se disse surpreso e agradecido pela confiança depositada nele pelo cardeal. “Me sinto muito feliz e honrado em assumir essa missão. Ofereço minha total disponibilidade, e venho com humildade no coração para fazer aquilo que Deus quer e deseja para nossa cidade. Dom Orani sabe que a Catedral é o coração da arquidiocese, a mãe de todas as igrejas. E é com essa vontade de ser cada vez mais humano, de ser um sinal da presença de Deus, que quero fazer esse trabalho do Senhor”, afirmou o sacerdote.

Nascido em 19 de janeiro de 1971, teve como comunidade de origem a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Cachambi, onde realizou seus trabalhos pastorais, principalmente junto à Iniciação Cristã de jovens e adultos e no grupo Jovem AMA.

O novo pároco elogiou o trabalho que já foi feito até agora na matriz metropolitana, e prometeu dar continuidade e buscar sempre melhorar.

“É uma missão que com certeza não será fácil, mas contamos com a iluminação do Espírito Santo de Deus para que tudo aconteça. Estamos tendo todo o apoio do monsenhor Joel, e também a alegria de contar com a força, o entusiasmo, apelo e orientações de nosso pastor, Dom Orani”, frisou.

Vida

Cláudio pensava que seria técnico em química, e chegou a finalizar sua formação. Mas Deus fez então o chamado para o sacerdócio e, após discernir a vocação, ingressou no Seminário de São José, onde se formou aos 27 anos. Atuou em três paróquias na arquidiocese, e foi secretário de gabinete dos cardeais Dom Eugenio de Araujo Sales e Dom Eusébio Oscar Scheid.

Para o padre Wagner Toledo, vigário episcopal do Vicariato Urbano, no qual a Catedral está inserida, a escolha de Dom Orani foi acertada e renderá bons frutos.

“A igreja, mãe de todas as outras igrejas da arquidiocese, estará com toda certeza em boas mãos. Padre Cláudio é um ótimo líder, com grande capacidade de congregar, acolher e animar. O clero e os leigos do Vicariato Urbano se sentem lisonjeados com a chegada deste irmão ao nosso presbitério”, afirmou.

Padre Wagner, que conhece o padre Cláudio há anos desde a adolescência, disse que o vicariato espera dessa mudança que as atividades sejam ainda mais dinamizadas.

“Aqui se concentram grandes empresas, escritórios, a vida boemia, a vida cultural. Mas não podemos esquecer que uma grande parte da população em situação de rua também está aqui. Tenho certeza que o padre Cláudio nos ajudará com sua solicitude e esse amor verdadeiro e comprometido que possui pela Igreja”, ressaltou padre Wagner.

Foto: Carlos Moioli


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.