Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 25/09/2017

25 de Setembro de 2017

Campanha da Fraternidade 2017: Biomas brasileiros e defesa da vida

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

25 de Setembro de 2017

Campanha da Fraternidade 2017: Biomas brasileiros e defesa da vida

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

26/01/2017 13:47 - Atualizado em 26/01/2017 13:48
Por: Leonan Nicolas

Campanha da Fraternidade 2017: Biomas brasileiros e defesa da vida 0

temp_titlecartaz_cf_2017_26012017114205

A Campanha da Fraternidade 2017 terá como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). E para aprofundar o estudo do tema, o Vicariato para a Caridade Social e a Coordenação Arquidiocesana da Campanha da Fraternidade convidam para o Anúncio Arquidiocesano da Campanha, que será realizado no próximo dia 18 de fevereiro, sábado, a partir das 9h, no auditório do Edifício João Paulo II, 2º andar, Glória,

O tema deste ano retoma temáticas ecológicas anteriores ao renovar a necessidade de conversão pessoal e comunitária. O objetivo geral da CF 2017 é “cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

Ver, julgar e agir

O Anúncio Arquidiocesano terá início com a santa missa do Rio Celebra, presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta. Após a celebração, será realizado um estudo com a metodologia ver, julgar e agir para aprofundar o Texto-Base preparado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“No momento do ‘ver’ será apresentado um breve diagnóstico dos biomas brasileiros e a realidade dos povos que neles habitam. Em razão da Cidade do Rio de Janeiro estar localizada na Mata Atlântica, esse bioma terá um destaque especial na programação. Em seguida, será o momento do ‘julgar’ que abordará as causas da degradação e fragilidade ambiental dos biomas brasileiros e os desafios para preservá-los. Por último, o ‘agir’ que será conduzido pelo Cardeal Tempesta que realçará aspectos da Doutrina Social da Igreja, da Encíclica ‘Laudato Si’ e de campanhas da fraternidade anteriores.”

“Em 2016, tivemos uma Campanha da Fraternidade Ecumênica que teve como tema ‘Casa Comum, nossa responsabilidade’, que abordou a realidade do saneamento básico nos municípios brasileiros, problema que requer a participação e mobilização de toda a sociedade. Este ano, a partir do ‘agir’, Dom Orani apontará os desafios que devem ser assumidos pelas paróquias, grupos e pastorais na Arquidiocese. Além de evangelizar a partir de uma realidade brasileira específica, a Campanha reafirma o compromisso da igreja com a defesa da vida e o cuidado com a casa comum” - explicou o padre Marcos Vinício Miranda Vieira, vigário episcopal adjunto para a Caridade Social.

Conheça a Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil e lançada, oficialmente, na Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma. Em suas edições, ela destaca temáticas atuais e de grande relevância para a sociedade brasileira que merecem a atenção da Igreja que desenvolve ações de evangelização e de conscientização nas dioceses de todo o Brasil.

A Campanha da Fraternidade é marcada pelo empenho em favor da solidariedade e de realidades mais justas e fraternas ao propor que haja conversão pessoal e social para enfrentar os desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos. A partir de cada CF, os católicos e pessoas de boa vontade são convidados a refletir e agir para transformar a sociedade.

As inscrições para o Anúncio Arquidiocesano da Campanha da Fraternidade 2017 são gratuitas e podem ser feitas através do portal arqrio.org.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.