Arquidiocese do Rio de Janeiro

26º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 25/06/2017

25 de Junho de 2017

Museu Sacro Franciscano

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

25 de Junho de 2017

Museu Sacro Franciscano

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

11/01/2017 14:37 - Atualizado em 11/01/2017 14:38
Por: Symone Matias / Larissa Corrêa

Museu Sacro Franciscano 0

temp_titleMuseu_Sacro_Franciscano_11012017142337

Em 1933, o espaço franciscano da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência foi elevado à categoria de museu e chamado Museu Sacro Franciscano de São Francisco da Penitência, com o objetivo de criar um local para exposição dos belos santos franciscanos, livros e obras de arte da Igreja. O espaço está localizado no Morro de Santo Antônio, ao lado do Convento de Santo Antônio, dos frades da Ordem Primeira de São Francisco de Assis, no Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro.

A preocupação com o belo e rico patrimônio histórico e artístico teve uma atenção especial do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que por volta do ano 2000 propiciou a restauração da nave principal da Igreja de São Francisco da Penitência, chamada de “Capela Dourada” e que ficou conhecida como “A Joia do Barroco Brasileiro”.

Os administradores do Museu Sacro que se sucederam, ainda sob a intervenção da Ordem Primeira, passaram a abrir o Museu Sacro com regularidade e a cuidar do espaço com parcos recursos para a sua manutenção. Em 2012, a Fraternidade Franciscana Secular de São Francisco da Penitência, outrora chamada de Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, erigida em 1619, assumiu, novamente, a responsabilidade pelo espaço franciscano, incluindo a igreja e o Museu Sacro.

Com a realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013, o espaço foi escolhido para abrigar o “Centro Franciscano da JMJRio 2013”, e com isso teve início processo de limpeza, arrumação e alguns reparos necessários no espaço.

Segundo o atual administrador do Museu Sacro, Carlos Pinheiro, o “Centro Franciscano recebeu visitantes do mundo inteiro. Eles puderam contemplar os objetos pertencentes ao acervo do Museu Sacro. São 5.432 livros a serem restaurados e digitalizados, que contam a história da Fraternidade, da Ordem Franciscana Secular e do Brasil durante os períodos do Brasil colônia, Império até a República”, disse.

“A família imperial pertencia à Ordem Terceira, hoje Secular, tendo feito a profissão na Capela da Quinta da Boa Vista. A família frequentava as missas na igreja. Assim, no Museu Sacro existe a Sala das Reverências na anti-sacristia da igreja, com os quadros de Dom Pedro II e Dona Tereza Cristina expostos em tamanho natural e restaurados pelos artistas do Museu de Belas Artes”, concluiu. 

Atualmente, a estrutura do Museu Sacro conta com a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, o Salão das Alfaias com a “Procissão da Cinzas” e a “Capela dos Escravos”, na senzala existente abaixo da Capela da Ressurreição, no Cemitério das Catacumbas.

A equipe do Museu Sacro Franciscano do Rio pretende oferecer aos visitantes diversas atividades nos espaços do museu, como oficinas, ateliês, laboratórios, cursos para crianças e jovens.

A administração do museu em conjunto com os irmãos e irmãs da Fraternidade Franciscana Secular de São Francisco da Penitência vem promovendo visitas guiadas para grupos de estudantes de escolas, colégios e universidades públicas e privadas. 

“Os grupos são agendados por seus professores de literatura, artes e história, que acompanham os alunos e os fazem vivenciar a teoria da sala de aula, sempre supervisionados por um dos membros da equipe do museu. As escolas públicas não pagam”, finalizou Carlos Pinheiro. 

O Museu Sacro Franciscano se coloca à disposição das paróquias para agendamento de visitas guiadas, se possível, com a presença do pároco, que poderá também concluir a visita com celebração eucarística.

O agendamento para a visita guiada ao Museu Sacro Franciscano deve ser realizado pelo site www.museusacrofranciscano.org.br nos ícones “Visitas guiadas” ou “Fale conosco”.

temp_titleMuseu_Sacro_Franciscano4_11012017142347

temp_titleMuseu_Sacro_Franciscano1_11012017142340

temp_titleMuseu_Sacro_Franciscano3_11012017142344

temp_titleMuseu_Sacro_Franciscano5_11012017142349

temp_titleMuseu_Sacro_Franciscano2_11012017142343

Fotos: Symone Matias

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.