Arquidiocese do Rio de Janeiro

38º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 21/02/2017

21 de Fevereiro de 2017

Vicariato Norte promove reunião para debater realidade dos idosos

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

21 de Fevereiro de 2017

Vicariato Norte promove reunião para debater realidade dos idosos

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

11/01/2017 12:36 - Atualizado em 11/01/2017 12:36
Por: Cláudio Santos (Coordenador para a Caridade Social Vicariato Episcopal Norte)

Vicariato Norte promove reunião para debater realidade dos idosos 0

temp_titleIDOSO_11012017123419

Segundo dados do IBGE, o Brasil conta com 19 milhões de pessoas acima dos 60 anos. O Rio de Janeiro é o Estado com a maior população de idosos, que representam 13% da população. Na lista dos dez bairros brasileiros com maior proporção de idosos, a capital fluminense possui nove: Copacabana, Campo Grande (Zona Oeste), Tijuca (Zona Norte), Bangu, Barra da Tijuca, Realengo e Santa Cruz (todos na Zona Oeste). Na lista dos dez bairros com maior proporção de idosos do Brasil, o único fora do Estado do Rio é o de Boa Viagem, localizado em Recife (PE), na oitava posição do ranking. Para terminar, na nona posição está Icaraí (em Niterói, na Região Metropolitana do Rio) e, na décima, Irajá (Zona Norte).

Considerando esses dados e a necessidade de criar espaços de articulação política e mobilização de organizações da sociedade civil na perspectiva de protagonização e participação social por conquista e defesa dos direitos da pessoa idosa, a coordenação para a Caridade Social do Vicariato Episcopal Norte promoverá no próximo sábado, dia 14 de janeiro, às 16h, na Paróquia São Camilo de Léllis, na Usina, uma reunião para debater perspectivas de ação sócio pastoral junto aos idosos.

Com essa iniciativa, o Vicariato Norte assume com a população idosa que mora e circula na Zona Norte o compromisso para que seja garantido o envelhecimento de forma saudável e tranquilo, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, para isso essas pessoas precisam de atenção especial do poder público. Reiteramos nosso convencimento de que as pessoas idosas devem usufruir o direito à cidade em sua integralidade, e à humanização dos serviços.

É preciso sensibilizar a sociedade e combater todas as formas de discriminações praticadas contra a pessoa idosa, mobilizando as pessoas para debater a temática e apresentar informações a respeito dos serviços já oferecidos pelo poder público municipal. Também é fundamental formular em conjunto com a sociedade civil, novas políticas que fortaleçam a qualidade de vida das pessoas idosas. Precisamos aprofundar a articulação e a parceria entre o poder municipal e a sociedade, para transformarmos a cidade num lugar melhor para seus cidadãos.

A cobertura e qualidade dos sistemas de proteção social devem ser ampliados de forma progressiva, garantindo as liberdades fundamentais das pessoas idosas, reforçando assim, a articulação intersetorial e as ações dirigidas ao incremento da melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa.

As ações que futuramente serão desenvolvidas visam contemplar os eixos principais da Política Nacional do Idoso promovendo discussão e debates sobre os direitos da pessoa idosa, utilizando como instrumento o Estatuto do Idoso. A proposta é debater temas relacionados à saúde, previdência social, acesso à cultura, esporte e lazer; e mobilidade urbana, proporcionando acompanhamento e implantação de políticas públicas voltadas para a população idosa da região.

A Paróquia São Camilo de Léllis fica localizada na Estrada Velha da Tijuca, 45, na Usina. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2238-3509.  

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.