Arquidiocese do Rio de Janeiro

36º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 28/02/2017

28 de Fevereiro de 2017

Trezena de São Sebastião visita hospitais do Rio

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

28 de Fevereiro de 2017

Trezena de São Sebastião visita hospitais do Rio

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

10/01/2017 14:05 - Atualizado em 10/01/2017 15:44
Por: Priscila Xavier e Raphael Freire

Trezena de São Sebastião visita hospitais do Rio 0

Trezena de São Sebastião visita hospitais do Rio / Arqrio

Bonsucesso

O quarto dia da Trezena de São Sebastião teve início com a visita à Capela Nossa Senhora das Graças, pertencente ao Hospital Federal de Bonsucesso, no bairro de Bonsucesso, Zona Norte do Rio, ainda manhã do dia 10 de janeiro.  A imagem peregrina foi acolhida pelos padres Vicente Silva e Antônio Amorim, capelães da instituição.

Além deles, a comitiva também foi recepcionada pelo padre Rogério Pereira, vigário paroquial responsável pela Capela São Miguel Arcanjo, na comunidade Nelson Mandela, no Complexo de Manguinhos.

De acordo com padre Vicente, a visita é como um mistério de Deus, pois, mesmo diante da impossibilidade de acompanhar o trajeto da imagem dentro do hospital, muitas pessoas se sentem fortalecidas somente em saber da presença da trezena.

“A visita é muito significante, é uma resposta da fé que encontramos nos funcionários, os quais muitos não podem comparecer, mas permanecem em oração, entre os pacientes é a mesma coisa. Então, vivemos este mistério: mesmo sem estarem diante da imagem, eles se sentem fortalecidos”, afirmou padre Vicente.

Acompanhado pela diretora do hospital, Drª Lúcia Bensiman, o Cardeal Orani visitou os andares da pediatria, UTI Neonatal, berçário e algumas alas da unidade, como a enfermaria, onde estavam pacientes com câncer, cuja visita não estava na programação, mas o cardeal atendeu a um pedido feito pelos pacientes e a direção da unidade. Em todos os setores, Dom Orani deu a bênção e conversou com os familiares. Enquanto isso, os fiéis rezavam e entoavam hinos de São Sebastião, animados pelos religiosos da Comunidade Sementes do Verbo.

“Essa visita me surpreendeu positivamente, porque ela é um sentimento de esperança, um fortalecimento da nossa fé. É maravilhoso estar junto aos pacientes sendo abençoados por Dom Orani. Fui empossada ao cargo de diretora ontem, então, acredito que estou começando em grande estilo com a presença da imagem peregrina abençoando esse complexo hospitalar. Sinto-me muito abençoada”, afirmou Lúcia.

Durante a celebração missionária, o cardeal recordou que o ano de 2017 será dedicado à Nossa Senhora e às famílias. Ele ainda ressaltou o trabalho realizado pela Pastoral da Saúde e completou dizendo que todo cristão precisa ter a consciência a Igreja é a família de Deus e, por isso, esse trabalho precisa ser ainda mais abraçado pela comunidade, tornando-se presente na vida dos enfermos.

Dom Orani também destacou a importância dos fiéis serem solidários às congregações, instituições e casas de saúde, as quais se dedicam ao cuidado aos enfermos e idosos que são abandonados pelas famílias, além de cobrar das autoridades um olhar mais cuidadoso a essas pessoas que sofrem, principalmente nesse período de crise.

Fundão

Em seguida, a comitiva seguiu para o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, na Ilha do Fundão. A imagem peregrina foi recebida pelo pároco da Igreja Sagrada Família, na Maré, padre Renato Teixeira, cuja área do Fundão está anexada à região paroquial da igreja.

“É uma alegria receber o sucessor dos apóstolos e confirmar a bênção de Deus, por intercessão de São Sebastião, para esse grande trabalho que é realizado aqui. Rezo para que Cristo abençoe e continue dando excelência médica a esse hospital. Celebramos, aqui no instituto, a santa missa uma vez por mês, pedindo a Deus por todas as crianças que estão em tratamento”, destacou padre Renato.

Fiéis e, especialmente, as crianças da catequese da Capela Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos também acolheram a imagem do padroeiro da cidade junto ao vice-diretor do instituto, enfermeiro Bruno Leite Moreira e demais funcionários.

De acordo com Bruno Leite, a visita da imagem do santo guerreiro já faz parte do calendário do instituto e que ela é como um reforço para dar início às atividades, além de ser um conforto para funcionários, pacientes e familiares.

“Esse é o sexto ano que recebemos a Trezena de São Sebastião. Para nós, já é uma data fixa em nosso calendário que dá início às nossas atividades num novo ano civil, o qual iniciamos com uma palavra de conforto do cardeal, que traz a imagem peregrina para nos visitar. Isso aumenta a capacidade de nossos servidores e funcionários, esse é um reforço e incentivo para que eles possam continuar ao longo de todo o ano, sempre buscando ajudar as famílias, em especial as crianças, promovendo a dignidade através de um trabalho cada vez melhor”, sublinhou.

Ainda na Ilha do Fundão, a imagem peregrina foi conduzia ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e foi acolhida diretor-geral da unidade, professor Eduardo Côrtes.

*Fotos: Gustavo de Oliveira

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.