Arquidiocese do Rio de Janeiro

34º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/12/2017

16 de Dezembro de 2017

Vicariato Santa Cruz recebe Imagem Peregrina do 'protetor das famílias cariocas'

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Dezembro de 2017

Vicariato Santa Cruz recebe Imagem Peregrina do 'protetor das famílias cariocas'

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

08/01/2017 00:00 - Atualizado em 09/01/2017 15:01
Por: Flávia Muniz / Colaboração: Raphael Freire

Vicariato Santa Cruz recebe Imagem Peregrina do 'protetor das famílias cariocas' 0

temp_titleTrezena_2017_Vic_Santa_Cruz_2_09012017145858

Foi com grande entusiasmo que os fiéis devotos de São Sebastião no Vicariato de  Santa Cruz recepcionaram seu padroeiro. Por volta das 15h30 deste domingo, 8 de janeiro, a comitiva arquidiocesana que trazia a Imagem Peregrina chegou ao bairro de Paciência, para mais uma celebração missionária dessa 8ª edição da Trezena em honra do 'protetor das família cariocas'.

Sempre conduzida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, a imagem foi recepcionada, primeiramente, na Capela São Sebastião, em Vila Geni, pelo Padre Silvio de Barros, pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Paciência. Logo após seguiu para a Capela São Sebastião e Nossa Senhora das Dores, no Barro Vermelho, sendo recebida pelo Padre William Gomes, pároco da Igreja Santa Teresinha, em Urucânia. Depois, a comitiva foi recepcionada na Capela São Sebastião e Nossa Senhora das Graças, no Bairro Alexandrino, comunidade que há pouco tempo deu um novo diácono à Igreja, o jovem Washington Carlos Silva de Amorim. A capela pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Jesuítas, e a imagem foi recebida pelo pároco, Padre Roberto Luís Oliveira Almeida – carinhosamente chamado de Padre ‘Betão’.

Após as saudações iniciais, o arcebispo conduziu as celebrações missionárias da Trezena de São Sebastião, motivando a todos na perspectiva do tema da Trezena deste ano: “São Sebastião, protetor das famílias cariocas”. Em cada capela, a recepção da imagem e da pessoa do Cardeal era sempre um momento de emoção para os fiéis, sempre em multidão, desejosos por se aproximarem da imagem e do seu Pastor, que a todos abraçava afetuosamente.

Em cada uma das igrejas a imagem de São Sebastião era sempre entronizada sob aplausos e cânticos da multidão de devotos. Cardeal Tempesta fez saber que a imagem que percorre a Trezena é uma réplica da que foi trazida por Estácio de Sá, fundador da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. A original encontra-se sob custódia dos frades capuchinhos, na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca, Zona Norte da cidade.

A comitiva arquidiocesana, além da presença do Cardeal Orani João Tempesta, contava também com a presença do Padre Jorge Lutz Mazzini e das irmãs da Comunidade Sementes do Verbo, acompanhadas por jovens que estão fazendo o “ano sabático”. Nesta tarde, juntou-se à comitiva o Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor e pároco da Igreja São José da Lagoa, também um dos organizadores da Trezena.

Ao final das celebrações missionárias próprias para esta Trezena, Dom Orani abençoou ainda as novenas que terão início nessas comunidades, com visitas aos lares, e aos missionários que farão essas novenas. Cardeal Tempesta declarou que essa é uma atitude de Igreja em saída, e a recente ordenação do Diácono Washington é um exemplo de como a comunidade produz seus frutos e que agora se refletem nessa Trezena, na perspectiva da dimensão vocacional da família (matrimonial e vida consagrada). Dessa forma, reafirmou a importância do Documento Amoris Laetitia, do Papa Francisco, no que tange à catequese em família e o acolhimento a todos, independente da situação familiar de cada um. Recordou, por fim, o Papa João Paulo II, que dizia que 'o futuro da humanidade passa pela família'.

Continuando a peregrinação, a imagem seguiu para a Capela São Sebastião, em Santa Cruz, sendo recepcionada pelo vigário episcopal, Padre Jorge Pereira Bispo, e o vigário paroquial, Padre Rodrigo Luiz de Souza Azevedo. Ali, o Cardeal presidiu mais uma vez a celebração missionária, e a comitiva se dirigiu para a Matriz, onde fiéis aguardavam para a Missa, no encerramento desse segundo dia da Trezena de São Sebastião.

Foto: Gustavo de Oliveira

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.