Arquidiocese do Rio de Janeiro

24º 17º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 30/04/2017

30 de Abril de 2017

Peregrinação da padroeira pelo Vicariato Urbano

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

30 de Abril de 2017

Peregrinação da padroeira pelo Vicariato Urbano

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

03/01/2017 10:28 - Atualizado em 03/01/2017 10:28
Por: Priscila Xavier

Peregrinação da padroeira pelo Vicariato Urbano 0

temp_titlePadroeira_no_Vicariato_Urbano1_03012017102417

Como parte das comemorações pelo Jubileu de 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, as visitas da padroeira do Brasil continuam pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. Agora, foi a vez do Vicariato Urbano. No dia 23 de dezembro, a Igreja dos Mártires São Gonçalo Garcia e São Jorge, no Centro, foi a primeira a acolher a imagem peregrina. A igreja é conhecida pela missa dedicada a São Jorge, que, no mês de dezembro, foi celebrada de maneira especial para receber a padroeira do Brasil. Localizada próxima ao Campo de Santana, na Rua da Alfândega, região de grande movimentação, muitas pessoas se aproximaram para participar da missa, além de fazer orações, pedidos e agradecimentos.

De acordo com o vigário episcopal do Vicariato Suburbano, padre Wagner Toledo, a imagem seguiu em procissão pelas ruas da Saara até a próxima paróquia a ser visitada. Pelo caminho, foi possível notar a fé do povo pela mãe de Deus.

“A imagem ganhou as ruas do Saara, numa bela procissão até a Igreja do Santíssimo Sacramento, na Avenida Passos. Muitas pessoas saíam das lojas, faziam o sinal da cruz e acompanhavam a procissão. Foi um momento belíssimo”, contou padre Wagner.

Na Igreja do Santíssimo Sacramento, foi celebrada a missa, presidida pelo pároco, padre Antônio Lucena, recordando que Maria veio para preparar o Natal dos fiéis da comunidade.

Já no dia 24 de dezembro, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi acolhida pelos fiéis da Paróquia Santa Rita, no Centro, onde foi celebrada missa, presidida pelo pároco, padre Wagner Toledo. Durante a manhã, a Comunidade Aliança de Misericórdia, com sede no Vicariato Urbano, realizou uma evangelização pelos arredores da matriz para anunciar a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora aos que passavam pela região.

Ao meio-dia, a missa foi celebrada em intenção aos trabalhadores e, às 15h30, pelos falecidos e por todos aqueles que se encontram em luto pela perda de entes queridos. Após a celebração, a comunidade paroquial se reuniu na Zona Portuária do Rio para realizar uma caminhada mariana, aproveitando que a região concentra uma grande quantidade de pessoas.

“Nossa Senhora foi carregada no Boulevard Olímpico numa berlinda muito bonita, passando pelos armazéns e toda aquela região. Muitas pessoas que transitavam pelo local, até mesmo as que estavam no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), olhavam para a imagem da Mãe de Deus, outras paravam para escutar a pregação. Jovens e adultos evangelizavam através de uma panfletagem que continha um texto da Palavra de Vida sobre o tempo do Natal e a necessidade de nos renovarmos em Cristo, além de um folder com as atividades da Paróquia Santa Rita”, contou padre Wagner Toledo.

Ao chegar à Praça Mauá, uma multidão já se encontrava à espera da imagem de Nossa Senhora Aparecida, junto aos jovens da Oficina Viva que acolheram a imagem peregrina com um momento musical. No local, foi celebrada missa presidida pelo vigário paroquial da Paróquia Santa Rita, padre Abimar de Moraes, e concelebrada pelo pároco, padre Wagner Toledo. Também pelo padre Carlos Porto Nogueira, da Paróquia Santa Catarina de Alexandrina, no bairro da Saúde. Também presente o diácono permanente Adahil Rodrigues de Moraes.

temp_titlePadroeira_no_Vicariato_Urbano2_03012017102419

temp_titlePadroeira_no_Vicariato_Urbano_03012017102415

temp_titlePadroeira_no_Vicariato_Urbano3_03012017102421

Fotos: Carlos Moioli

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.