Arquidiocese do Rio de Janeiro

30º 18º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 23/05/2019

23 de Maio de 2019

'Sala do Despojamento' de S. Francisco em Assis será Santuário

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

23 de Maio de 2019

'Sala do Despojamento' de S. Francisco em Assis será Santuário

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

26/12/2016 13:02 - Atualizado em 26/12/2016 13:05
Por: Rádio Vaticano

'Sala do Despojamento' de S. Francisco em Assis será Santuário 0

temp_titleOTHER1088787_Articolo_26122016130044

Enquanto o Papa, no Vaticano, lamentava que o Natal hoje é refém do consumismo, Dom Domenico Sorrentino, bispo de Assis, cidade onde nasceu o santo referência da Igreja ‘pobres para os pobres’, anunciava a criação do ‘Santuário do Despojamento’.

Ouça a reportagem na íntegra.

Em acordo com o Papa, o bispo vai constituir o Santuário na célebre sala aonde São Francisco trocou definitivamente seus ricos trajes pelo hábito dos pobres: o lugar no qual o Santo da paz se doou totalmente a Deus despojando-se de todos os seus bens para doá-los aos que nada tinham. Um gesto tão radical e inconformista considerado ‘subversivo’ ao ponto de ser retratado pelo artista Giotto no ciclo da vida do santo. A sala do “Despojamento de São Francisco”, no episcopado de Assis, é adjacente à igreja de Santa Maria Maior, a antiga catedral da cidade.

A nota do bispo

Dom Sorrentino escreve: “Com o objetivo de oferecer uma nova contribuição a esta singular vocação de Assis, considerei oportuno dar mais relevo a um outro centro espiritual que tem seu ponto principal no episcopado e na igreja de Santa Maria Maior. É nesta área que 8 séculos atrás, o jovem Francisco fez o clamoroso gesto de se despojar de tudo para ser todo de Deus e dos irmãos. Nós conhecemos este gesto como ‘despojamento’. Este ícone ficou mais nítido depois da visita realizada em 4 de outubro de 2013 pelo Papa à Sala do Despojamento. Foi uma data histórica para a redescoberta daquele evento singular da vida de nosso santo”. 

Foto: Site oficial da RV

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.