Arquidiocese do Rio de Janeiro

32º 17º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 21/09/2017

21 de Setembro de 2017

Fórum arquidiocesano sobre o meio ambiente

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

21 de Setembro de 2017

Fórum arquidiocesano sobre o meio ambiente

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

18/11/2016 16:34 - Atualizado em 18/11/2016 16:34
Por: Priscila Xavier

Fórum arquidiocesano sobre o meio ambiente 0

temp_titleFrum_sobre_meio_ambiente_18112016162358

Considerando a relevância do tema abordado pelo Papa Francisco na Encíclica “Laudato Si” sobre o cuidado com a Casa Comum, cuja questão também foi tema da Campanha da Fraternidade deste ano, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social realizará o Fórum sobre Meio Ambiente da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no dia 3 de dezembro, das 8h às 13h, na Igreja de Sant’Ana, no Centro.

Estarão presentes o Cardeal Orani João Tempesta, o vigário para a Caridade Social, padre Manuel Manangão, o vigário adjunto para a Caridade Social, padre Marcos Vinício Miranda Vieira, o coordenador arquidiocesano de pastoral, monsenhor Joel Portella Amado, a coordenadora interina da Campanha da Fraternidade arquidiocesana, Carmem Swire, além de engenheiros e técnicos da Secretaria Estadual do Ambiente.

De acordo com o vigário adjunto do Vicariato para a Caridade Social, padre Marcos Vinício Miranda Vieira, o fórum será dividido em quatro eixos temáticos, tendo em vista o protagonismo dos leigos e todas as sociedades responsáveis pelo cuidado da Casa Comum.

“Para este evento, destacamos alguns pontos que serão trabalhados. O primeiro deles será uma reflexão sobre a Encíclica “Laudato Si” e a sua repercussão a partir de projetos sociais criados na Arquidiocese do Rio. O segundo ponto abordará o papel do leigo como agente, tanto formador da questão ambiental quanto como parte integrante desse processo. Já a terceira abordagem tratará sobre a experiência de uma ação concreta”, explicou.

Ainda segundo padre Marcos Vinício, o trabalho realizado em prol do cuidado com a Casa Comum resultou num convênio entre a Rede Dom Helder Câmara e a Secretaria Estadual do Ambiente, as quais estão promovendo com paróquias já cadastradas a reciclagem de óleo. O lançamento oficial da parceria será no dia 30 de novembro. 

Todas as pastorais sociais são convidadas a participarem do Fórum sobre Meio Ambiente da Arquidiocese do Rio de Janeiro, uma vez que, a partir desse evento, resultarão as propostas concretas para as ações a nível arquidiocesano para o próximo ano.

Cada paróquia poderá enviar três representantes. As inscrições poderão ser feitas nas paróquias e no portal da arquidiocese (arqrio.org). Mais informações pelo telefone: 2292-3132 ou pelo email: vicariatosocialrj@arquidiocese.org.br.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.