Arquidiocese do Rio de Janeiro

30º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/10/2018

16 de Outubro de 2018

Para dom João Bosco, Semana da Vida deve unir os que buscam proposta de vida plena

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Outubro de 2018

Para dom João Bosco, Semana da Vida deve unir os que buscam proposta de vida plena

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

06/10/2016 12:58 - Atualizado em 06/10/2016 13:03
Por: Site oficial da CNBB

Para dom João Bosco, Semana da Vida deve unir os que buscam proposta de vida plena 0

temp_titleDom_Joao_Bosco_06102016125001Edição deste ano propõe como tema “Vida e sociedade”

A Igreja no Brasil está celebrando a Semana Nacional da Vida desde o dia 1º de outubro. Até domingo, 8, Dia do Nascituro, é ocasião para promoção, proteção, defesa e valorização da vida humana em todas as circunstâncias, desde a sua concepção, até a morte natural. Para o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Bosco Barbosa de Sousa, este é o momento de “unir todos aqueles que buscam uma proposta de vida plena”.

Dom Bosco chama atenção para as reflexões que devem ser feitas durante a Semana Nacional da Vida. Para o bispo, é necessário manter-se alerta diante “das escolhas que podem ser atraentes ou até sedutoras, porém trazem como consequência a visível estupidez humana e como resultado a morte”.

O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, ressaltou em artigo que a vida deve ser defendida e preservada desde a sua concepção até a morte natural. “O Dia do Nascituro nos desperta para a consciência de que há direitos do ser humano de conservar a sua vida em estágio intrauterino”, afirmou. Diante dos muitos ataques e ameaças que os nascituros têm sofrido nos últimos tempos, dom Orani justifica as “razões sérias para a celebração de uma semana voltada para a beleza da vida”.

temp_titleHora_da_vida_06102016125042Vida e Sociedade

A Semana Nacional da Vida foi instituída durante a 43ª Assembleia Geral da CNBB. Neste ano, o tema proposto para reflexão por meio do subsídio Hora da Vida é “Vida e sociedade”.

O material preparado pela Comissão e pela Pastoral Familiar para aprofundar a temática proposta oferece em seu conteúdo pistas para reflexão, orações e informações relacionadas à vida e à sociedade. Dom João Bosco Barbosa explica que o material será importante para que os grupos de famílias, da Pastoral Familiar e aqueles que refletem a palavra de Deus possam também participar “dessa grande formação a respeito da vida que a Semana nos quer transmitir”. 

Os encontros oferecidos no subsídio abordam os temas “A vida humana: dom para a família e a sociedade”; “A ideologia de gênero e a negação da criação como dom de Deus”; “A via política – caminho para promover e defender a vida”; “Os cristãos e o compromisso com a vida” e “Juntos pela vida”. “Esses temas são tratados de forma muito clara e didática, simples de entender, mas, ao mesmo tempo, profundos em seu conteúdo. Por isso, recomendo às nossas comunidades, à Pastoral Familiar que tenham em mão esse livro”, motiva dom Bosco. Também há no livreto uma proposta de Vigília Eucarística em favor da vida e uma Oração do Jovem.

O subsídio está disponível para venda com os casais coordenadores paroquias, diocesanos e regionais da Pastoral Familiar e pelo site www.lojacnpf.org.br. Para mais informações, ligue para (61) 3443 2900 ou por e-mail vendas@cnpf.org.br

Fotos: Site oficial da CNBB

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.