Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 21/08/2018

21 de Agosto de 2018

Instituições assinarão acordo pela dignidade da criança

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

21 de Agosto de 2018

Instituições assinarão acordo pela dignidade da criança

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

15/09/2016 17:15 - Atualizado em 15/09/2016 17:16
Por: Canção Nova

Instituições assinarão acordo pela dignidade da criança 0

Onze instituições que formam a Mesa pro Bice (Oficina Internacional Católica da Infância) assinarão nesta sexta-feira, 16, o Acordo de Cooperação pela dignidade e direitos das crianças e adolescentes brasileiros. A cerimônia ocorrerá na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), às 10h30.

O Bice, da qual também faz parte a CNBB, tem a missão de renovar, permanentemente, a vivência do compromisso com a dignidade das crianças e adolescentes, por meio do serviço educativo, pastoral, promocional e de proteção, defesa e garantia de seus direitos.

De acordo com a CNBB, o acordo tem por objetivo valorizar o trabalho conjunto das instituições católicas nacionais e internacionais e contribuir para a construção de um novo conceito de cidadania. Este conceito é pautado pelo respeito à dignidade e à promoção, defesa e garantia dos direitos de cada criança e adolescente. Para isso, estimula a atuação nas políticas públicas, na educação, e, na participação da criança e do adolescente, como eixos principais, promovendo a cultura inclusiva mediante estratégias de diálogo entre gerações e o exercício dos direitos.

Estarão presentes no evento de assinatura do acordo dom Guilherme Antônio Werlang, bispo de Ipameri (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB; Olivier Duval, presidente da Bureau International Catholic de l´Enfance (Bice) e Edgar Genuíno Nicodem, presidente da Rede La Salle que representará a Mesa pro Bice Brasil. Os três estarão disponíveis para entrevistas após o evento.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Gasparini Terra, também participará do evento.

Organizações

Assinam o acordo de Cooperação pela Dignidade e Direitos das Crianças e Adolescentes Brasileiros, membros da Mesa pro Bice: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec); Bureau International Catholique de l’Enfance (Bice); Cáritas Brasileira; Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Pastoral da Criança; Pastoral do Menor; Rede Jesuíta Brasil; Rede La Salle; Rede Salesiana do Brasil e a União Marista do Brasil.

O acordo com suas ações é voltado para gestores de políticas públicas, Conselhos Federais, Estaduais e Municipais, Fóruns, Organizações da sociedade civil e autoridades ligados ao trabalho da promoção, defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

A Mesa pro Bice

As onze entidades que compõem a Mesa pro Bice Brasil formam uma rede nacional que visa reforçar ações para proteger os direitos das crianças. Ao assinar o Acordo de Cooperação pela Dignidade e Direitos das Crianças e Adolescentes Brasileiros, as organizações ratificam compromissos e a firme determinação de responder às demandas e desafios contemporâneos.

O Bice

O Bureau International Catholique de l’Enfance (Oficina Internacional Católica da Infância) é uma rede católica internacional de organizações que se dedicam à promoção e proteção da dignidade e dos direitos das crianças e adolescentes. É uma organização sem fins lucrativos, age numa perspectiva cristã buscando desenvolvimento integral de todas as crianças. O Bice usa toda a sua força na promoção da dignidade das crianças e na garantia dos seus direitos, frequentemente violados. Seu ponto de partida é a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (CRC).

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.