Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 23/07/2019

23 de Julho de 2019

C9 sobre eficiência dos dicastérios e perfil dos bispos e núncios

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

23 de Julho de 2019

C9 sobre eficiência dos dicastérios e perfil dos bispos e núncios

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

14/09/2016 14:49 - Atualizado em 15/09/2016 10:53
Por: Rádio Vaticano

C9 sobre eficiência dos dicastérios e perfil dos bispos e núncios 0

temp_titleOSSROM130796_Articolo_14092016144921

Termina nesta quarta-feira, dia 14 de setembro, a reunião do Conselho dos Cardeais, também conhecido como C9, para melhorar o serviço prestado pelos vários dicastérios vaticanos. Segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, os cardeais, reunidos com o Papa por três dias, prosseguiram as avaliações sobre como a Cúria Romana possa “melhor servir a missão da Igreja”, concentrando as atenções para as Congregações para o Clero e para os Bispos, e para o perfil que núncios e bispos devem ter hoje.

Os trabalhos de conclusão desta quarta da 16ª reunião do C9 contou com a presença do cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos. Ele falou “da grande importância do perfil espiritual e pastoral necessário para um bispo hoje”, comentou Greg Burke.

Formação de núncios apostólicos é tema de C9

Em entrevista à Rádio Vaticano, o porta-voz da Santa Sé abordou outros aspectos e instituições colocadas em pauta no C9 para a reforma da Cúria. 

Greg Burke – Uma novidade, desta vez, foi um estudo sobre o tema do serviço diplomático da Santa Sé e da formação de núncios apostólicos, em especial, a atenção às suas responsabilidades na escolha dos candidatos ao episcopado.

Rádio Vaticano – Sabemos que teve também um relatório de dois cardeais membros do C9, o Card. Pell e o Card. O’Malley, sobre novidades a respeito dos novos dicastérios que eles são responsáveis.

Burke – Sim, claramente eles são dois dos purpurados mais conhecidos do C9. Os dois puderam passar atualizações sobre o trabalho deles: o Card. Pell, como prefeito da Secretaria para a Economia, e o Card. O’Malley, arcebispo de Boston, como chefe da Comissão para a Tutela dos Menores, uma instituição muito importante.

Dossiê de reforma da Secretaria para as Comunicações

RV – Essas reuniões do C9, então, são uma oportunidade para se ir em frente, mas também para refletir sobre aquilo que já foi feito?

Burke – Sim, de fato, acredito que também seja isso: de vez em quando analisar os resultados do trabalho deles e, desta vez, eles puderam ver o que aconteceu na Secretaria para as Comunicações, que entregou um dossiê aos cardeais sobre o andamento da reforma no setor e os próximos passos do projeto; além do novo dicastério para o Pontifício Conselho para o Desenvolvimento Humano Integral.

Papa nos três dias de C9

RV – O Papa acompanha e intervém nos trabalhos...

Burke – O Papa acompanhou os trabalhos e interveio. O único momento em que não esteve presente foi na manhã desta quarta, porque estava ocupado com a audiência geral.

O C9 foi instituído pelo Papa Francisco em 2013 com o objetivo de ajudar a governar a Igreja e auxiliar na reforma da Cúria Romana. Conversando com os jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa acrescentou ainda que, nestes dias, o C9 está examinando um amplo dossiê sobre o papel do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e está estudando o tema da "diaconia da justiça". A próxima reunião deve acontecer de 12 a 14 de dezembro. 

Foto: L’Osservatore Romano

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.