Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 18º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 23/10/2018

23 de Outubro de 2018

Celebração Jubilar da Misericórdia no Continente Americano

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

23 de Outubro de 2018

Celebração Jubilar da Misericórdia no Continente Americano

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

11/08/2016 13:29 - Atualizado em 11/08/2016 18:52
Por: Rádio Vaticano

Celebração Jubilar da Misericórdia no Continente Americano 0

temp_titleAFP4047056_Articolo_11082016132231

A Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) recordou em um comunicado que de 27 a 30 de agosto, será realizada em Bogotá, capital da Colômbia, uma celebração Continental do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que terá por tema: “Uma Igreja em saída, pobre e para os pobres”.

A celebração Continental contará com uma vídeomensagem inaugural do Santo Padre.

O evento constitui um dos grandes encontros, em nível Continental, no âmbito do Ano Santo da Misericórdia. Mais de 400 representantes das Américas e Caribe se reunirão na capital colombiana para acolher e celebrar o dom da misericórdia de Deus, revelado e realizado plenamente em Jesus Cristo, por obra do Espírito Santo.

Este encontro Jubilar da Misericórdia é promovido pela Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), o Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), em colaboração com os episcopados dos EUA e Canadá.

Rosto misericordioso

O objetivo da celebração é encorajar a Pastoral Social dos países latino-americanos e caribenhos para responder ao desafio de ser uma Igreja capaz de mostrar o rosto misericordioso de Deus e a alegria do Evangelho, contribuindo para a construção de uma sociedade nova, justa, solidária, pacífica e ecológica.

“O Papa Francisco – lê-se no comunicado da CAL - nos convida a promover no Continente Americano um novo impulso da evangelização, com estilo inédito, com o qual os discípulos missionários anunciam a Boa Nova, não somente com palavras, mas, sobretudo, com uma vida transfigurada pela presença divina”.

Assim, o Papa nos convida a ser uma “Igreja samaritana”, capaz de abrir o seu coração aos que vivem nas periferias do mundo; uma “Igreja onde os pobres sejam os destinatários privilegiados do Evangelho”.

Vaticano

A celebração Continental contará com a presença especial de dois conferencistas: Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização e organizador do Ano Jubilar abordará o tema “Este é o grande tempo da misericórdia”, e o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da CAL, falará sobre “A Igreja, sacramento da Misericórdia”.

Uma das celebrações em Bogotá será dedicada aos Santos do continente americano (canonizados ou não), que se destacaram como “testemunhas da misericórdia”:

Santos americanos

Santos missionários: José de Anchieta e Junípero Serra; santos pastores: Turíbio de Mongrovejo e José Gabriel Brochero; santas místicas: Rosa de Lima e Terezinha dos Andes; santos dos desamparados: Pedro Claver e Francisca Cabrini; santos da caridade: Martinho de Porres e José de Betancur; santo mártir: Oscar Romero e santos educadores: João Neumann e Miguel Febres Cordero.

Enfim, será dedicada toda uma jornada às Obras de Misericórdia no Continente americano, entre as quais se destacam as “Fazendas da Esperança”, “Lar de Cristo” e o “Projeto Raquel”.

A celebração Jubilar Continental se concluirá com a oração do “Rosário continental pela Paz”, seguida da Santa Missa, presidida pelo Cardeal-arcebispo de Bogotá, Dom Rubén Salazar Gómez.

Foto: AFP


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.