Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 21/08/2018

21 de Agosto de 2018

Olímpiada no Brasil: promoção da dignidade humana

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

21 de Agosto de 2018

Olímpiada no Brasil: promoção da dignidade humana

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

09/08/2016 14:24 - Atualizado em 09/08/2016 14:25
Por: Rádio Vaticano (Ecclesia/VM)

Olímpiada no Brasil: promoção da dignidade humana 0

Olímpiada no Brasil: promoção da dignidade humana / Arqrio

Inspirada nas palavras do Papa Francisco ao povo brasileiro por ocasião da Olimpíada, a Igreja Católica marca presença nos Jogos com projetos que promovem os valores humanos e sociais, e especialmente, no atendimento religioso na Vila Olímpica.

>> Clique aqui e ouça a reportagem

"O esporte é um campo fértil e aberto à evangelização", disse o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta na abertura dos Jogos. A Arquidiocese do Rio de Janeiro recebe os Jogos Olímpicos até 21 de agosto e, também receberá os Jogos Paraolímpicos, de 7 a 18 de setembro.

Para Dom Orani, é uma grande oportunidade de encontro e acolhida:

“Não podemos nos omitir diante da responsabilidade de fazer com que o Evangelho seja anunciado e as relações humanas e sociais se destaquem”, completou.

A CNBB, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Pastoral do Turismo (Pastur) e as arquidioceses que recebem os jogos estão realizando diversas ações de evangelização, como os as iniciativas ‘Rio se Move’ e ‘100 dias de Paz’.

Bom combate

A mensagem do Papa é clara: “diante de um mundo que tem sede de paz, tolerância e reconciliação, devemos combater o bom combate e a terminar juntos a corrida como membros de uma única família humana”.

Neste contexto, o projeto ‘Rio se Move’ pretende dar visibilidade às iniciativas da Cáritas Arquidiocesana em favor de quem sofre “exclusão social em grandes eventos”.

Paz

Uma outra iniciativa chamada “100 dias de paz” baseia-se na “Trégua Olímpica”. Criada com o objetivo de estabelecer a paz entre os países em conflito, só termina 50 dias depois do final dos Jogos Paraolímpicos e quer destacar os “valores cristãos ao esporte”.

Já a Campanha da Pastoral do Turismo brasileira, chamada “Este é o nosso sonho olímpico”, faz um apelo ao respeito dos valores humanos e cristãos. Convida a observar o cuidado com a vida e o meio ambiente, favorecendo o diálogo entre as diferentes culturas para que “a maior festa do esporte mundial” seja efetivamente uma realidade para todas as pessoas.

Tráfico Humano

A Rede Internacional de Consagradas contra o Tráfico Humano, ‘Talitha Kum’, e a CRB também desenvolvem a Campanha ‘Jogue a Favor da Vida’ com o lema ‘Exploração sexual não é turismo, é crime’. O foco é prevenir os “riscos do turismo sexual” e “tráfico humano” presentes em grandes eventos.


Foto: AP

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.