Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 22/10/2018

22 de Outubro de 2018

Faleceu o Cardeal Franciszek Macharski, arcebispo emérito de Cracóvia

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

22 de Outubro de 2018

Faleceu o Cardeal Franciszek Macharski, arcebispo emérito de Cracóvia

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

02/08/2016 10:49 - Atualizado em 02/08/2016 11:40
Por: Rádio Vaticano

Faleceu o Cardeal Franciszek Macharski, arcebispo emérito de Cracóvia 0

temp_titleCardeal_polones_falecido_02082016113828

Faleceu esta manhã, na Polónia, o Cardeal Franciszek Macharski, arcebispo emérito de Cracóvia e imediato sucessor de Karol Wojtyla na Cátedra de Santo Estanislau. Tinha 89 anos de idade e estava gravemente doente. No dia 28 de Julho, durante a sua viagem à Polónia, o Papa Francisco visitara-o no Hospital de Cracóvia, onde estava internado.

Num telegrama de condolências enviado ao Cardeal Estanislau Dziwisz, atual arcebispo metropolitano de Cracóvia, o Papa Francisco exprime a sua dor pela morte do Cardeal Macharski, unindo-se a toda a Igreja da Polónia em oração de graças pelo dom da vida e do empenho pastoral desse “benemérito Ministro do Evangelho – escreve o Pontífice”.

O Papa declara-se grato à Providência que lhe permitiu visitar o Cardeal Macharski que, na última etapa da sua vida, foi muito provado pelo sofrimento, no entanto, com espírito de serenidade. Mesmo nessa provação – escreve o Papa – ele continuou a ser um fiel testemunho da confiança na bondade e na misericórdia de Deus.  Francisco recorda ainda que “Jesus, confio em ti” foi o mote da vida e do ministério do Cardeal Macharski, algo que assume uma eloquência particular neste Ano Jubilar da Misericórdia.

Um pouco sobre a sua história:

O Cardeal Macharski  nasceu em Cracóvia, em 1927. Durante a guerra, sob a ocupação alemã, trabalhou como operário. Logo depois da libertação, em 1945, entrou no Seminário Maior Metropolitano de Cracóvia. Foi ordenado sacerdote em 1950. Depois de 6 anos de atividade pastoral transferiu-se para a Suiça onde se formou na Faculdade de Teologia. Regressou à Polônia em 1970. Em 1977 foi nomeado Cabido da Catedral de Wawel pelo então arcebispo de Cracóvia, Karol Wojtyla, ao lado do qual viajou muitas vezes para o estrangeiro. Em 1978, eleito à Sé de Pedro, João Paulo II nomeou-o seu sucessor à frente da Arquidiocese de Cracóvia. Foi declarado cardeal em 1979.

Famoso na Polónia como homem de cultura, estudioso e escritor, o Cardeal Macharski dedicou sempre uma atenção particular à promoção das vocações sacerdotais e religiosas. Colaborou também com diversas comissões episcopais, entre as quais a dos leigos. Foi Presidente delegado à II Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Europa, em 1999.

Como Cardeal participou na eleição do Papa Bento XVI. E desde junho de 2005 que era arcebispo emérito de Cracóvia. Com a sua morte, o Colégio Cardinalício fica com 211 cardeais, dos quais 112 eleitores e 99 não eleitores.

Foto: EPA

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.