Arquidiocese do Rio de Janeiro

31º 17º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 28/05/2017

28 de Maio de 2017

Secretaria de Segurança e PMERJ lançam campanha ‘Carioca Ligado. Rio Seguro’

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

28 de Maio de 2017

Secretaria de Segurança e PMERJ lançam campanha ‘Carioca Ligado. Rio Seguro’

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

26/07/2016 12:05 - Atualizado em 26/07/2016 12:07
Por: Assessoria do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Secretaria de Segurança e PMERJ lançam campanha ‘Carioca Ligado. Rio Seguro’ 0

temp_titleCampanha_da_PM_6_26072016115645

A Secretaria de Estado de Segurança, através do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar, lançou no dia 20 de julho, a campanha “Carioca Ligado. Rio Seguro”. O objetivo é engajar a população – cariocas e turistas – na segurança pública. A ação chega às ruas por meio de panfletos, mídias digitais e monitores de concessionárias parceiras, como BRT, SuperVia, VLT, CCR Barcas, Ecoponte e Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

A campanha foi idealizada em reunião integrada das oficinas temáticas de Comunicação Social e de Enfrentamento ao Terrorismo da COESRIO 2016 (Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016) – sob coordenação da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE/MJC) e da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) – e permite ampliar a percepção de comportamento suspeito e enfrentamento às ameaças externas. Ela orienta a população a procurar um agente de segurança, fazer contato pelo 190 ou através do Disque-Denúncia (2253-1177) ao identificar uma situação suspeita.

“A ideia é conscientizar a população sobre o seu papel na segurança pública. O brasileiro de uma forma geral é um povo muito solícito e nem sempre se dá conta das ameaças. A campanha é um dos braços da preparação da segurança para os jogos. Queremos que a população esteja atenta e chame um agente de segurança caso perceba alguma situação anormal”, ressaltou o tenente Daniel Puga, Coordenador de Comunicação do Comando de Operações Especiais da PMERJ e responsável pela elaboração da campanha. O trabalho – inspirado na campanha norte-americana “If You See Something, Say Something” (na tradução literal “Se Você Vir Algo, Diga Algo”) – foi integrado ao programa de Estágio de Percepção de Ameaça Terrorista, usado para capacitar agentes de segurança.

CURSOS

Também foram feitas palestras e cursos com concessionárias de áreas estratégicas para ampliar o canal de comunicação com profissionais que estão nas ruas e podem atuar como observadores de atitudes suspeitas. Participaram equipes operacionais da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, VLT, Rio Terminais, Rodoviária Novo Rio, Concessionária Porto Novo, MetrôRio, Supervia, CCR Barcas, CEDAE, Fetranspor, Light  e Detro. Para o Diretor de Operações Náuticas da CCR Barcas, a iniciativa da campanha vem fechar este ciclo de preparação para segurança dos Jogos Rio 2016.

“A campanha e a parceria são essenciais para não só alertar os milhares de passageiros, mas ampliar o ângulo de visão de nossas equipes, no que diz respeito a eventuais ameaças.  Temos uma área de grande movimentação e, sem dúvida, é importante que tenhamos equipes treinadas. Agora, aqueles que participaram do exercício irão multiplicar o conhecimento adquirido aos seus liderados, enquanto os passageiros se conscientizam através do material da campanha”, afirmou.

PARCERIA

Vale lembrar ainda que a parceria está em expansão. A equipe operacional da Rodoviária Novo Rio, por exemplo, recebeu a capacitação e, recentemente, a concessionária também passou a disponibilizar para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) as imagens das câmeras de monitoramento do terminal de transporte. Já estão integradas ao Centro Integrado de Comando e Controle para os Jogos Rio 2016 cerca de 5.500 câmeras (duas mil na Região Metropolitana, 1.500 embarcadas em veículos da PMERJ, além de outras duas mil que estão sendo instaladas em rotas olímpicas e instalações).

temp_titleCampanha_da_PM_2_26072016115637

temp_titleCampanha_da_PM_3_26072016115639

temp_titleCampanha_da_PM_1_26072016115635

temp_titleCampanha_da_PM_5_26072016115643

temp_titleCampanha_da_PM_4_26072016115641

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.