28 de Janeiro de 2021
Traduzir o Evangelho com a própria vida
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.
21/07/2016 15:34 - Atualizado em 21/07/2016 16:04
Por: Raphael Freire (raphaelfreire@radiocatedral.com.br)
Traduzir o Evangelho com a própria vida 0
Vivenciando as três ações que norteiam e contemplam a Pré-Jornada – espiritualidade, cultura e missionariedade –, jovens e peregrinos da comitiva oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro participaram, no dia 21 de julho, da segunda catequese da semana missionária realizada na Arquidiocese de Braga, em Portugal.
O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, proferiu a catequese com o tema “Misericórdia transmitida”, ressaltando a responsabilidade do protagonismo juvenil em um mundo cheio de fragilidades e violência. Recordando o Ano Santo da Misericórdia, o arcebispo pontuou a teoria e a prática da misericórdia nos escritos e na vida de Santa Faustina, São João Paulo II, Bento XVI, e Papa Francisco, destacando alguns trabalhos pastorais e sociais que a Igreja no Rio realiza com o objetivo de transmitir a misericórdia de Deus.
O coordenador de pastoral, monsenhor Joel Portella Amado, também participou da catequese apresentando gestos concretos assumidos pela Arquidiocese do Rio com ações preventivas e de recuperação, que a partir deste ano serão implementados e executados de forma permanente, tornando-se um legado deste Ano Jubilar. São eles: Escuta, Escolas de Perdão e Reconciliação (ESPERE), Mediação Comunitária e o fortalecimento dos trabalhos já realizados com adolescentes e jovens em saída das unidades de medidas socioeducativas.
>> Clique e ouça a Catequese na íntegra
Na missa, realizada na Capela Imaculada Conceição, no Seminário Arquidiocesano de Braga, que acolhe e hospeda a comitiva carioca, o arcebispo refletiu sobre o aprofundamento, a vivência e anúncio da fé. Recordando o trabalho realizado pela Iniciação Cristã, reforçou a necessidade de acolher e compreender a mensagem do Evangelho para depois transmiti-la aos que vivem longe de Deus.
“Um jovem evangeliza outro jovem com mais facilidade quando consegue traduzir a mensagem do Evangelho com a sua própria vida. A proximidade com Deus torna mais evidente a compreensão da Palavra e, por sua vez, a sua transmissão. Quem fez e faz a experiência da JMJ deve, através de uma busca permanente, conhecer e viver a Palavra de Deus para traduzi-la aos outros fazendo com que as pessoas encontrem a verdadeira vida que é Jesus Cristo”, exortou.
>> Clique e ouça a Homilia de Dom Orani na íntegra
Na programação do dia, a comitiva visitou a Casa de Saúde do Bom Jesus, administrada pela Congregação de Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, que desenvolve sua ação preferencialmente no âmbito da saúde mental e psiquiatria. À noite, houve uma atividade cultural no Seminário de Braga, que contemplou a participação de brasileiros e lusitanos.
Colaboração e fotos: Fátima Lima
Deixe seu comentário
Resposta ao comentário de: