Arquidiocese do Rio de Janeiro

27º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 27/04/2017

27 de Abril de 2017

Arquidiocese do Rio inicia Pré-Jornada com Semana Missionária em Braga

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

27 de Abril de 2017

Arquidiocese do Rio inicia Pré-Jornada com Semana Missionária em Braga

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

18/07/2016 16:45 - Atualizado em 18/07/2016 16:45
Por: Da redação, com Nathalia Cardoso

Arquidiocese do Rio inicia Pré-Jornada com Semana Missionária em Braga 0

temp_titleComitiva_Oficial_ArqRio_JMJ_Rio2016_18072016164348

A cidade de Braga, em Portugal, foi escolhida para sediar a preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2016 em Cracóvia, na Polônia, de 25 a 31 de julho. A partir desta terça-feira, dia 19, as arquidioceses do Rio de Janeiro e de Portugal realizarão, conjuntamente, a Pré-jornada com uma Semana Missionária.

Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, monsenhor Joel Portella Amado, o local foi escolhido pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, por causa do idioma, o português de Portugal. Isso deve facilitar a comunicação entre os jovens durante o evento.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro envia um grupo de jovens que, sob a coordenação de monsenhor Joel, participará da Pré-jornada, em Braga, até o dia 25 de julho, quando, então, seguirá para a Cracóvia para participar da JMJ.

Preparação

Para organizar essa peregrinação foi formado, na arquidiocese, um grupo com pessoas que participaram ativamente da JMJ Rio2013. Este grupo visitou Braga e Cracóvia em julho de 2015, a fim de estreitar os laços e conhecer as possibilidades, além de programar o que seria feito na Pré-jornada.

Foram preparados para o evento: duas catequeses – uma feita por Dom Orani e a outra pelo arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga –; uma semana missionária, e visitas a diversos locais, principalmente aos santuários de Braga, dentre os quais se destacam o do Sameiro e o do Bom Jesus do Monte.

“Braga foi preparada com todo carinho. A Pré-jornada será vivenciada com uma intensidade grande, e se pudermos fazer tudo o que planejamos será uma experiência inesquecível”, afirmou monsenhor Joel.

Viagem preparatória

A viagem de preparação para a Pré-jornada, ocorrida no ano passado, foi um momento de intercâmbio cultural entre as duas arquidioceses, além de ter um sido útil para definir alguns pontos principais sobre o evento.

“Dentro dessa dinâmica da visita, conhecemos todos os locais onde a Arquidiocese de Portugal pretende levar nossos peregrinos, organizamos a viagem de ida para a Pré-jornada, que está marcada para esta segunda, dia 18, e fizemos todo um trabalho de programação ligado ao Ano da Misericórdia”, contou Raphael Fritz, que trabalhou no Setor Pré-jornada da JMJ Rio2013 e agora faz parte do grupo que organizou a Pré-jornada.

Segundo ele, para a Semana Missionária, que é parte da programação das Pré-jornadas, foram pensados três tipos de trabalhos: ligados à fé, à cultura e à missão em si. “A expectativa é muito grande”, frisou o jovem.

Pré-jornada

A iniciativa da arquidiocese de convidar os jovens a peregrinarem foi divulgada em todas as paróquias, a fim de criar um grupo oficial da Arquidiocese do Rio, que agora está formado. Os participantes têm, em sua maioria, de 18 a 22 anos. 

“Braga nos recebeu com um carinho imenso. Preparou-nos o que era possível; e a Pré-jornada será um dos pontos altos da experiência carioca nessa próxima JMJ”, pontuou monsenhor Joel.

Foto: Fátima Lima


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.