Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 12/11/2018

12 de Novembro de 2018

Frades Menores Conventuais celebram 70 anos de evangelização na América Latina

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

12 de Novembro de 2018

Frades Menores Conventuais celebram 70 anos de evangelização na América Latina

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

07/07/2016 16:47 - Atualizado em 07/07/2016 16:47
Por: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Frades Menores Conventuais celebram 70 anos de evangelização na América Latina 0

temp_title70_anos_da_OFM_07072016164555

A Ordem dos Frades Menores Conventuais celebra 70 anos de sua chegada no continente latino-americano. Para comemorar a data, será realizado um Congresso entre os dias 13 e 17 de julho, no Rio de Janeiro. O encontro tem como foco aprofundar a reflexão sobre os cenários, a prática missionária e evangelizadora dos frades na América Latina e Caribe.

“A gente espera que o encontro dos frades seja uma injeção no braço da Ordem na América Latina para continuar essa missão e, quem sabe, chegar a outros países também”, afirma o bispo emérito de Valença (RJ), dom Elias Manning.

Dom Elias explicou também como a Ordem está presente no País. “Temos quatro jurisdições no Brasil, que foi um país onde a nossa Ordem se expandiu e floresceu muito, são elas: Rio de Janeiro e Minas Gerais, São Paulo e Região Sul, Goiás, Distrito Federal e a região Nordeste”, diz.

Ainda de acordo com ele, entre esses quatro grupos no Brasil, a Ordem já possui cinco bispos, entre eles, dom Fernando Mason, de Piracicaba (SP); dom João Mamede, de Umuarama (PR); dom João Wilk, de Anápolis (GO); e dom Janusz Danecki, auxiliar de Campo Grande (MS).

Segundo o porta-voz do evento e responsável pela liturgia do encontro, frei Cláudio Vieira, todos os bispos mencionados acima estarão no Congresso. Para ele, isso “já está sendo uma benção”, enfatiza.

Programação

O evento contará com uma programação rica em debates. Na programação constam mesas redondas e palestras diversificadas.

No primeiro dia do Congresso, 13, haverá uma celebração de abertura, seguida da palestra sobre “Os Grandes Momentos Históricos da Igreja Latino-americana”, ministrada por Eduardo Hoornaert.

Na quinta-feira, 14, vários palestrantes abordarão o tema “Aproximação Crítica a alguns Fragmentos da Memória Histórica da Evangelização realizada pelos Franciscanos Conventuais na AL e Caribe”. 

Já no dia 15, haverá um Cine Fórum. No último dia, uma celebração eucarística será realizada para comemorar os 70 anos da chegada da Ordem ao continente latino-americano. Para saber mais sobre o evento, acesse as redes sociais:

Facebookhttps://www.facebook.com/70anosofmconventuaisnaamericalatinaecaribe/

Instagramhttps://www.instagram.com/70anosofmconventuais/


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.