Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 13º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 19/07/2019

19 de Julho de 2019

Livro traz 1º balanço histórico do Pontificado de Bento XVI

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

19 de Julho de 2019

Livro traz 1º balanço histórico do Pontificado de Bento XVI

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

16/05/2016 12:34 - Atualizado em 16/05/2016 12:35
Por: Rádio Vaticano

Livro traz 1º balanço histórico do Pontificado de Bento XVI 0

Livro traz 1º balanço histórico do Pontificado de Bento XVI / Arqrio

O Pontificado de Bento XVI foi objeto de numerosas análises sobre questões específicas, mas não ainda com uma análise histórica global. Para preencher este vácuo, o Diretor do Departamento de História da Igreja da Pontifícia Universidade Gregoriana, Roberto Regoli, escreveu o livro “Além da crise da Igreja. O Pontificado de Bento XVI”, a ser apresentado na sexta-feira, 20 de maio, na Pontifícia Gregoriana, onde Ratzinger lecionou entre 1972 e 1973.

“Acredito que a característica do livro – explica o autor em uma nota – seja a operação inédita de “historicizar”, isto é, ler o pontificado no contexto eclesial e social do período, assim como sobre a mais ampla história do Papado contemporâneo. Inédita, embora não exaustiva, é a análise oferecida sobre a diplomacia pontifícia”.

Precisão

O estudo dedica amplo espaço não somente à avaliação exterior (Pontificado expansivo ou depressivo?) ou a questões específicas (crise dos abusos de menores, caminho ecumênico, etc), mas faz emergir as grandes problemáticas pertinentes à vida interna da Igreja.

A obra será apresentada às 18 horas na Aula Magna da universidade. Após a saudação inicial do Decano da Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja, Padre Nuno da Silva Gonçalves SJ, nomeado próximo Reitor Magnífico da Universidade, deverão se pronunciar o Prefeito da Casa Pontifícia , Dom Georg Gänswein e o historiados Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio. Introduz e modera o encontro Paolo Rodari, vaticanista do “La Reppublicca”.

Foto: Observatório Romano

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.