Arquidiocese do Rio de Janeiro

30º 18º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 29/03/2017

29 de Março de 2017

“Testemunhos da Fé: Olhares sobre o Sagrado”

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

29 de Março de 2017

“Testemunhos da Fé: Olhares sobre o Sagrado”

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

06/04/2016 00:00 - Atualizado em 07/04/2016 17:21
Por: Raphael Freire (raphaelfreire@radiocatedral.com.br)

“Testemunhos da Fé: Olhares sobre o Sagrado” 0

“Testemunhos da Fé: Olhares sobre o Sagrado” / Arqrio

O presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, participou da abertura da exposição “Testemunhos da Fé: Olhares sobre o Sagrado” no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no centro do Rio, dia 6 de abril.

A visita finalizou a agenda do primeiro dia do "Pátio dos Encontros: ética e transcendência", nome adotado na cidade do Rio de Janeiro para o conhecido evento “Pátio dos Gentios". A mostra é uma parceria do MNBA com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o Museu de Arte Sacra da Catedral Metropolitana.

A cerimônia contou com as presenças do arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, de seus bispos auxiliares – entre eles o organizador do evento, Dom Paulo Cezar Costa –, da diretora do MNBA, Mônica Xexéo, dos curadores da exposição, monsenhor José Roberto Devellard, Amândio Miguel dos Santos e Nilsélia Diogo, além de diversas autoridades civis e eclesiásticas.

“É uma exposição que vai apresentar um rico acervo e abordar especialmente o diálogo entre as culturas, não só da arte brasileira, mas também da arte internacional, além de retratar, dentre diversos aspectos, o tema ‘Ética e transcendência' do evento", disse Mônica Xexéo.

O diretor artístico do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra da Arquidiocese do Rio de Janeiro e um dos curadores da exposição, monsenhor José Roberto Devellard, destacou a importância da integração entre os museus e das obras estarem expostas para toda a sociedade.

"É a segunda exposição neste ano com obras do Museu de Arte Sacra. A primeira foi no Museu de Artes do Rio (MAR), e essa é a segunda, na qual contamos com 13 peças expostas. Esse intercâmbio está sendo muito importante, e a procura de expectadores está sendo grande", destacou monsenhor Devellard.

O cardeal italiano agradeceu aos curadores da exposição, e contou que também já exerceu essa função anteriormente. "Vivi mais de 20 anos ao lado de grandes autores da arte italiana".

A exposição

As 33 obras da exposição, incluindo pinturas, esculturas, desenhos e mobiliário,  cobrem um largo período de tempo que vai do século 13 até a época contemporânea. Abordando uma rica interseção da fé, da ética e da arte, os trabalhos levam assinaturas de artistas nacionais, como Candido Portinari e Rodoldo Bernardelli, e de estrangeiros, como Bassano e Pagano.

É dividida em três partes: "Fundação da fé", na qual são expostas obras que tratam do encontro de culturas entre o Velho e o Novo Continente, como o momento da sagração da primeira missa em solo brasileiro; "Luz da Fé", retratando o sentimento da doação para a tradição cristã; e "Estético e Sacro", que aborda cenas ou episódios narrados nos evangelhos, associando a expressão do teológico e o modo de representação.

Serviço

A exposição “Testemunhos da Fé: Olhares sobre o Sagrado” ocorre de 6 de abril até 3 de julho. As visitações acontecem das 10h às 17h de terça a sexta-feira, e de 13h às 17h aos sábados, domingos e feriados. Os ingressos custam R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada). Aos domingos a entrada é gratuita. O Museu Nacional de Belas Artes fica na Avenida Rio Branco, 199, Cinelândia.

Foto: Symone Matias

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.