Arquidiocese do Rio de Janeiro

27º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 23/07/2019

23 de Julho de 2019

Papa aos bispos: "Olhem os fiéis nos olhos para ver o coração"

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

23 de Julho de 2019

Papa aos bispos: "Olhem os fiéis nos olhos para ver o coração"

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

21/03/2016 13:24 - Atualizado em 21/03/2016 13:24
Por: Rádio Vaticano

Papa aos bispos: "Olhem os fiéis nos olhos para ver o coração" 0

No último sábado, dia 19 de março, o Papa presidiu na Basílica Vaticana à Santa Missa com duas ordenações episcopais: a de Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot, espanhol, nomeado Secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, e a de Dom Peter Bryan Wells, estadunidense, nomeado Núncio Apostólico na África do Sul, Botsuana, Lesoto e Namíbia.

Na homilia, Francisco recordou que é Cristo que, no ministério do bispo, continua a pregar o Evangelho da salvação e a santificar os fiéis mediante os Sacramentos da fé; é Cristo que, na sabedoria e prudência do bispo, orienta o povo de Deus na peregrinação terrena até à felicidade eterna.

“Portanto, recebam com alegria e gratidão estes nossos irmãos que nós bispos, com a imposição das mãos, associamos ao colégio episcopal.” Vocês foram eleitos pelo rebanho, recordou Francisco: que nunca sobrevenham a vaidade, o orgulho e a soberba. E foram constituídos para os homens: que a atitude seja sempre de serviço.

Com efeito, prosseguiu, o episcopado é o nome de um serviço e não de uma honra, dado que ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: “Aquele que entre vós é o maior, torne-se como o último; e o que governa seja como o servo”.

Tarefa primeira: rezar

Francisco pediu que os novos bispos anunciem a Palavra em cada ocasião, oportuna e inoportuna. “A primeira tarefa do bispo é rezar. Se ele não reza, não poderá fazer nada!”, exclamou.

Na Igreja a vocês confiada, recomendou o Papa, sejam guardiões e dispensadores dos mistérios de Cristo. “Atrás de cada carta que receberem, há uma pessoa. Procurem conhecê-la. Olhem os fiéis nos olhos, não de maneira oblíqua. Assim poderão ver o coração.”

Francisco concluiu: “Sigam sempre o exemplo do Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas, é por elas conhecido e, por elas, não hesitou oferecer a própria vida”.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.