Arquidiocese do Rio de Janeiro

32º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 28/03/2017

28 de Março de 2017

‘Pátio dos Encontros’: Programação

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

28 de Março de 2017

‘Pátio dos Encontros’: Programação

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

14/03/2016 12:30 - Atualizado em 14/03/2016 12:31
Por: Da redação

‘Pátio dos Encontros’: Programação 0

temp_titlemundo_11032016160729

Durante os dias 6, 7 e 8 de abril, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro receberá a visita do Cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para Cultura, da Santa Sé. A grande motivação da visita do Cardeal vindo de Roma é o evento denominado ‘Pátio dos Encontros’, uma iniciativa do Vaticano, ligado ao Pontifício Conselho da Cultura, com o objetivo de incentivar o diálogo, especialmente entre crentes e não crentes, nas áreas de interesse comum a ambos os grupos. A expressão, originalmente chamada de ‘Pátio dos Gentios’, remete à área do antigo Templo de Jerusalém, que podia receber quem não era judeu para falar sobre a fé.

Todos os eventos abaixo contarão com a presença do Cardeal Gianfranco Ravasi e Cardeal Orani João Tempesta.

Veja a programação:

6 de abril (quarta-feira)

12:30 - Almoço com empresários e personalidades

Este encontro visa refletir sobre o papel social da empresa e a ética como caminho para a construção da cultura da Paz e do bem comum. Todos os homens de decisão na vida de uma sociedade devem sentir-se envolvidos e corresponsáveis na construção da cultura da Paz.

  • Local: FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

 

15:00 - Encontro com mundo do Samba e Artistas

Será desenvolvido o tema da via da Beleza. Esta via parte da experiência do encontro com a beleza que suscita estupor, pode abrir a estrada para uma intensa experiência religiosa. A experiência da beleza suscita e conduz ao discurso ético.

  • Local: Palácio São Joaquim

 

18:00 - Inauguração da Exposição

A obra de arte é mediadora de encontro com o Transcendente, com a diversidade cultural, com o Belo. A via da beleza, expressa pelas obras de arte, é caminho que conduz à transcendência. A arte abre a razão a uma beleza maior, a um sentido mais profundo das coisas e da realidade, por isso, ela conduz ao discurso ético.  A arte como produtora da cultura do encontro.

  • Local: Museu Nacional de Belas Artes


7 de abril (quinta-feira)

11:45 - Encontro Inter-religioso

Vive-se hoje numa sociedade pluralista. Desde a origem da humanidade o homem busca o Transcendente. A sua busca, ou a sua manifestação, nas religiões reveladas, deu origem a uma grande diversidade religiosa na humanidade. Esta diversidade religiosa já foi causa de conflitos, divisões, etc. A busca do Transcendente, de Deus, não pode ser causa de divisão, de guerra. “O nome do único Deus deve tornar-se cada vez mais aquilo que é: um nome de paz, um imperativo de paz”. Este encontro quer apresentar as religiões no seu genuíno sentido, como caminho de encontro com o Transcendente e fomentadoras de encontros pessoais, sociais e culturais. Elas devem estar comprometidas com a cultura da paz, da justiça e do bem.

  • Local: Cristo Redentor

 

19:30 - Debate

Ter-se-á um debate, que se desenvolverá a partir do tema tão pertinente “Ética e Transcendência”, ou melhor, buscar-se-á responder à questão “De onde vem a minha Ética?”. Numa sociedade onde a crise ética é uma grande realidade, necessita-se perguntar pela ética e refletir sobre a relação entre Ética e Transcendência. Este debate será mediado pelo jornalista Gerson Camarotti. Haverá a apresentação de orquestra e de um reconhecido cantor.

  • Debatedores: Cardeal Gianfranco Ravasi, Nélida Piñon, Muniz Sodré e Arnaldo Niskier.
  • Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

 

8 de abril (sexta-feira)

10:00 - Aula Magna sobre ética e ecologia.

A família humana recebeu do Criador, um dom em comum: a natureza. A visão cristã da criação apresenta um juízo positivo sobre a licitude das intervenções na natureza para dela tirar benefício, contanto que se atue responsavelmente, isto é, reconhecendo aquela «gramática» que está inscrita nela e utilizando, com sabedoria, os recursos para proveito de todos, respeitando a beleza, a finalidade e a utilidade dos diferentes seres vivos e a sua função no ecossistema. Em suma, a natureza está à nossa disposição, mas somos chamados a administrá-la responsavelmente. Em vez disso, muitas vezes deixamo-nos guiar pela ganância, pela soberba de dominar, possuir, manipular, desfrutar; não guardamos a natureza, não a respeitamos, nem a consideramos como um dom gratuito de que devemos cuidar e colocar ao serviço dos irmãos, incluindo as gerações futuras”.

  • Palestrante: Cardeal Gianfranco Ravasi
  • Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

 

13:00 - Almoço

  • Local: Museu do Amanhã

 

14:00 - Encontro com crianças

Dom Orani fará uma exposição didática sobre o tema da ética com as crianças, as quais tiveram preparação prévia em suas escolas com material sobre o tema. A abordagem será feita reforçando que as decisões pessoais do presente impactam de forma positiva ou negativa à coletividade no futuro, motivo pelo qual este local foi escolhido para a realização deste evento.

  • Local: Museu do Amanhã – auditório

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.