Arquidiocese do Rio de Janeiro

22º 17º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 20/08/2017

20 de Agosto de 2017

‘Pátio dos Encontros’: Cardeal Gianfranco Ravasi visita Arquidiocese do Rio

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

20 de Agosto de 2017

‘Pátio dos Encontros’: Cardeal Gianfranco Ravasi visita Arquidiocese do Rio

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

10/03/2016 18:39 - Atualizado em 14/03/2016 11:48
Por: Da redação

‘Pátio dos Encontros’: Cardeal Gianfranco Ravasi visita Arquidiocese do Rio 2

temp_title4_10032016183418

Durante os dias 6, 7 e 8 de abril, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro receberá a visita do Cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para Cultura, da Santa Sé. A grande motivação da visita do Cardeal vindo de Roma é o evento denominado ‘Pátio dos Encontros’, uma iniciativa do Vaticano, ligado ao Pontifício Conselho da Cultura, com o objetivo de incentivar o diálogo, especialmente entre crentes e não crentes, nas áreas de interesse comum a ambos os grupos. A expressão, originalmente chamada de ‘Pátio dos Gentios’, remete à área do antigo Templo de Jerusalém, que podia receber quem não era judeu para falar sobre a fé.

Dentre as atividades propostas para o evento, o Cardeal Ravasi se encontra com figuras influentes da sociedade carioca, como professores, artistas e políticos, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Museu Nacional de Belas Artes, Cristo Redentor e Teatro Municipal, sendo este último o ponto alto desta série de eventos. 

A visita do cardeal ao Rio corresponde ao apelo do Papa Francisco sobre a cultura do encontro, que ressoou durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, ao se dirigir para mais de duas mil pessoas presentes no Teatro Municipal. Desde então, a Igreja Católica intensifica seus diálogos inter-religiosos, em todo lugar que se faz presente.

A primeira reunião do ‘Pátio dos Encontros’ ocorreu em março de 2011, em Paris, na França, por iniciativa do então Papa Bento XVI, inspirado no seu discurso de Natal à Cúria Romana, em 2009. O encontro já se concretizou em várias cidades da Europa e da América, e agora, pela primeira vez, acontecerá no Brasil. Na cidade que, em alguns meses, receberá os Jogos Olímpicos de 2016, outra grande congregação de povos e culturas, o apelo do Santo Padre ecoa, até hoje.

Deixe seu comentário

Comentários (2)

André Mar 14th 2016, 13:24

Essa ideia é inovadora,ousada e realista,é a melhor ferramenta de diálogo.Os seculares terão outro olhar e a cultura da misericórdia rompe barreiras doutrinárias de ideologias e modos antagônicos.Esse caminho e o certo,neste mundo carente de atenção e machucado de tantos conflitos desumanos que dar desconfiança,mas o espírito da comunhão sempre justificarar a fonte amorosa de Deus.

0 Resposta Responder

Teresinha Oliveira Machado da Silva Mar 16th 2016, 17:23

Estamos interessados em fazer parte do evento Pátio dos Encontros com o Cardeal Ravasi , em abril de 2016. Qual o caminho para fazer a inscrição?

0 Resposta Responder
Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.