Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/11/2018

16 de Novembro de 2018

Terço dos Homens reúne mais de 50 mil no Santuário de Aparecida

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Novembro de 2018

Terço dos Homens reúne mais de 50 mil no Santuário de Aparecida

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

23/02/2016 14:24 - Atualizado em 23/02/2016 14:30
Por: Cláudio Santos - Coordenação para a Caridade Social do Vicariato Norte

Terço dos Homens reúne mais de 50 mil no Santuário de Aparecida 0

Terço dos Homens reúne mais de 50 mil no Santuário de Aparecida / Arqrio

A Cidade de Aparecida do Norte acolheu mais de 50 mil homens de todo o país que participaram da 8ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, realizada de 19 e 20 de fevereiro, no Santuário Nacional de Aparecida. Centenas de fiéis dos grupos e movimentos do Terço dos Homens das paróquias da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro organizaram caravanas para participar desse grande momento de fé e devoção mariana.

Consoante com o Ano Santo da Misericórdia, a romaria nacional refletiu o tema "Compromisso com o Evangelho: ação e fé", que motivará os grupos e movimentos do Terço dos Homens na missão da evangelização e na vivência das obras de misericórdia. No próximo ano, a aparição da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida, encontrada no Rio Paraíba do Sul, no ano de 1717, comemorará 300 anos.

A edição deste ano foi aberta oficialmente com a Santa Missa da Romaria do Terço dos Homens, no dia 19, celebrada no Altar Central. Depois, os grupos participaram de uma procissão luminosa pela passarela com destino à Matriz Basílica. Na madrugada do dia 19 para o dia 20, as vozes masculinas se uniram em oração na primeira Vigília Mariana do Terço dos Homens, realizada na Capela São José, no interior do Santuário Nacional.

E no segundo e último dia de orações, a programação das atividades do Terço dos Homens começou cedo, às 7h30, com milhares de homens reunidos na tribuna Papa Bento XVI para rezarem e cantarem com o padre Antônio Maria. Às 11h, todos se encaminharam para o Altar Central onde aconteceu a missa solene do Terço dos Homens, presidida por dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora e referencial no Brasil, para acompanhar o Terço dos Homens.

Antes de iniciar sua homilia, Dom Gil saudou todos os homens presentes, expressando a alegria de reunir na Casa da Mãe Aparecida, mais de "50 mil terços", vindos de diversas partes do Brasil. Em sua homilia, o bispo explicou a relação que há entre a oração do terço e do rosário com o Evangelho.

"A oração do Rosário é uma contemplação dos mistérios do Evangelho, para meditar na companhia de Maria, a luz do seu olhar, ao som da sua voz, sobre a vida de Cristo e sobre o mistério de Cristo expressos no evangelho” e afirmou que “rezar o terço e rezar o rosário é viver o evangelho”.

Dom Gil ressaltou a missão dos homens presentes no Santuário, que é levar o amor de Deus, seguindo os passos de Maria que foi a primeira a viver a palavra de Jesus e a acreditar na encarnação do verbo.

“Assim meu caro homem do terço, você sabe qual é a sua missão e a sua força, é levar no coração o amor de Deus para espalhar para os outros”.

Ao finalizar, dom Gil expressou mais uma vez a sua felicidade dizendo que, no dia do encontro, celebrava 54 anos de vida religiosa e que estava feliz por ver crescer a cada ano o número de homens e padres comprometidos e atuantes na missão de evangelizar, através do terço.

“Eu estou feliz neste ano, nessa oitava romaria, pois estou vendo crescer não só os números, mas o fervor dos nossos homens. E também o número de padres, nomeados pelos bispos, que estão atuantes, assumindo, acolhendo e divulgando o valor evangelizador do terço dos homens”.

Dom Gil encerrou sua homilia pedindo a todos os sacerdotes que incentivem os grupos do Terço dos Homens. “Padres, incentivem, não percam essa força evangelizadora que se chama terço dos homens”.

Ao final da celebração, dom Darci José Nicioli, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, também expressou sua alegria por poder receber milhares de homens na 8ª Romaria do Terço dos Homens, e em sua mensagem destacou a missão dos homens na evangelização.

“Homens do terço, vocês voltam pra casa com uma missão, convidar mais um para fazer parte do terço e assim a nossa romaria será cada vez mais festiva”.

Dom Darci ressaltou ainda: “Perseverem nesse instrumento que é o terço, perseverem na oração, pois quem reza se salva, quem reza vence, quem não reza é vencido.”

À tarde, os participantes realizaram a Oração do Santo Terço, no Altar Central, e às 15h, as atividades da 8ª Romaria do Terço dos Homens, foram encerradas com a solene Consagração dos Homens à Nossa Senhora Aparecida.

Conheça o Terço dos Homens

A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e do cultivo de valores que contribuam para a construção da sociedade.

O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece, associado ao louvor e à súplica a Maria.

Com a meditação do mistério redentor também se propicia o maior engajamento dos homens do terço na vida litúrgica e pastoral de suas paróquias e comunidades, inclusive na caridade social, voltando suas atenções para os pobres que padecem situações de exclusão social. O Terço dos Homens tem se revelado também como força de transformação e de verdadeiras conversões que tem mudado a vida de milhares de homens que viviam longe de Deus ou indiferentes à fé.

Fotos: Cláudio Santos

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.